Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Conversas à Mesa

Estreia da lampreia

IMG_6659.JPG

 

 

 

 

 

Ou se adora ou se odeia. Conheço muito boa gente de fino gosto que nem vê-la. Eu pessoalmente gosto muito. Uma das razões desse amor talvez esteja na sazonalidade. Tenho paixão por comer produtos e pratos sujeitos às leis da época, e a lampreia, juntamente com as sardinhas e o sável, é um dos poucos habitants marinhos de que conhecemos a época.

Hoje abri a época da lampreia. Foi no Beira-mar, em Cascais, e reponsáveis pela boa companhia e melhor coversa foram, entre outros, os donos da casa e o Raul Moreira.

A estreia não podia ter sido melhor. Dois pratos de lampreia típicos da Galiza baseados no ciclóstomo levemente fumado, durante cerca de dois dias. Num deles, a lampreia é enrolada em torno de ovos cozidos e cortada em finíssimas fatias. A combinação da cremosidade e da doçura dos ovos faz frente à textura e ao sabor fumado da bicha, resultando um pitéu que sabe bem comido à mão. No outro, a lampreia foi cortada em pedacinhos minúsculos depois de grelhada, sendo servida com cebola crua em lascas. Estava magnífico esta segunda opção.

 

 

lampreia fumada galiza.jpg

 

 

FullSizeRender 2.jpg

 

Para rematar, um belíssimo arroz feito com o respective sangue e o verde tinto na cozinha do Beira-mar. Muito equilibrada, apenas com a acidez que lhe é dada pelo verde, rematou com muito garbo a trilogia ciclostómica.

 

 

FullSizeRender.jpg

 

 

 

A acompanhar as várias lampreias bebeu-se um Paço dos Cunhas de Santar, branco de 2005 e um Baga 1991 Marquês de Marialva (Bairrada). Ambos magníficos.

 

branco santar 2005.png

 

vinho baga 1991.png

 

 

Para rematar, uma rabanada e uma aguardente aromatizada com ervas da Galiza.

 

 

(As lampreias foram capturadas com estacada: uma rede vertical ao leito do rio que é segurada por estacas que vão desde o fundo até à superfície (daí o nome). As medidas da rede estão regulamentadas (comprimento máximo de 50 metros e malha mínima de 6 cm).

 

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.