Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Conversas à Mesa

FAMILIAR E EXÓTICA É A GOIABADA

 

IMG_6220.JPG

 

Aprendi com a minha amiga Rosa Belluzzo a fazer este pudim de goiabada no mês de janeiro que ela passou em minha casa. A Rosa é paulista e uma escritora de livros de gastronomia, que combina história com cozinha. Tem dois livros prermiados com o pretigiado Jabuti. Mas voltemos ao nosso assunto, o pudim de goiabada, uma fruta que os nossos compatriotas usaram para substituir a marmelada depois da chegada ao Brasil. diga-se porém que em breve haveria bastantes marmeleiros.

Tem um perfume incrível, que combina na perfeição com o queijo,que se for de Minas dá em casamento, que os brasileiros baptizaram de Romeu e Julieta. Para replicar esse casamento o pidim de goiabada leva um molho de queijo, feito com o chamado reuqiejão cremoso. este nada tem a ver com o nosso requeijão, tendo tetxura de creme e sendo vendido num frasco de vidro. como não consegui arranjá-lo, substituímos por queijo-creme (Philadelphia ou tipo). É muito simples de fazer e semelhante a um molotoff.

 

Pudim de goiabada

10 claras

1 embalagem de goiabada (de preferência artesanal ou Cascão)

 

 

1) Cortar a goiabada em pedaços pequenos. colocar num tacho com 2 colheres de sopa de água e deixar derreter a goiabada. reservar até ter arrefecido completamente. 

2) Aquecer o forno a 150ºC, sem ventoinha. Pincelar com óleo uma forma de buraco, ou usar o spray.

3) Bater as claras em castelo firme.

4) À mão, misturar a goibada arrefecida. Deitar na forma, batendo bem com esta num pano da loiça dobrado sobre a bacanda, a fim de eliminar quaisquer bolhas de ar. Passar uma faca de lâmina fina em redor das paredes da forma. Levar ao forno durante cerca de 40 minutos, ou até ter subido bastante.

5) Deixar arrefecer ligeiramente e desenformar.

 

IMG_6209.JPG

 

Molho de queijo creme

1 embalagem (150 g) de queijo creme tipo Philadelphia

2 ou 3 colheres de sopa de leite

 

Colocar o queijo e o leite num tacho e deixar derreter. mexer até ficar homogéneo, sem deixar ferver.

Colocar numa molheira e servir com o pudim.

 

IMG_6210.JPG

 

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.