Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Conversas à Mesa

FONDUE SUÍÇA DE QUEIJO

 

IMG_1792.jpg

Hoje trago-vos a receita da Fondue Suíça. hoje em dia, todos os queijos necessários já se vendem em supermercados cá em Portugal. aproveite este temnpo frio e chuvoso que tem estado para se divertir com os amigos. 

IMG_1781.jpg

IMG_1782.jpg

IMG_1783.jpg

Não há nada mais simples de fazer, desde que se tenham os ingredientes certos e se sigam algumas téncicas básicas. Aprendi a fazer esta receita com uma amiga que é canadiana, fã extrema de cozinha e perfecionista como nunca vi ninguém. 

Para começar, o leque de ingredientes é mínimo. O tipo de queijos pode sofrer variações, mas os que eu costumo usar são 3: o Appenzeller extra (mais intenso), o Vacherin Friburgeois Surchoix (mais tempor de cura) e o Gruyère Rezent (de sabor mais intenso porque tem 8 meses de cura). a receita clássica usa o Emmental em vez do Vacherin, mas eu sou fã deste queijo, mesmo para comer à talhada (mais talhadinha porque tem sabor intenso). a ideia é usar queijos de pasta semidura, ou seja nem muito novos (para terem sabro) nem muito curados (porque ficam demasiado duros).

Em relação a condimentos, a receita clássica leva pimenta e noz-moscada, mas como os queijos têm tanto sabor, o melhor será não os usar. 

IMG_1775.jpg

 

IMG_1784.jpg

IMG_1777.jpg

IMG_1779.jpg

IMG_1780.jpg

Outro pormenor: pode deitar tudo no Caquelon ( o nome do tacho em loiça com uma pega onde se cozinha a fondue) ou fazer como a minha amiga, deitar por duas vezes. Além do caquelon precisa de garfos de fondue.

Segundo a tradição, quem perder um pedaço de pão ou outro no caquelon, tem de pagar uma multa ao resto dos comensais. 

No fim, fica o melhor da fondue: uma crosta acastanhada de queijo seco, sempre muito disputada. 

A Fonte de Calor

Para não haver pontos de calor no local da chama, use um espalhador como o da foto. 

 

Para 3/4 pessoas

Fondue

300 g de Appenzeller

300 g de Vacherin

300 g de Gruyère

2/3 dentes de alho

3,5 dl de vinho branco seco 

4 colheres de chá de Maisena

1 pão com côdea a seu gosto cortado em cubinhos - atenção que cada cubinho tem de ter um lado de côdea para se aguentar na fondue sem se desfazer. 

Opcional

batatinhas cozidas com casca

raminhos de brócolos ou outros legumes 

Cornichons

Carnes fumadas ou secas

 

IMG_1791.jpg

IMG_1789.jpg

Comece por ralar os queijos com o tamanho da foto. Mantenha-os separados. 

Misture a maisena com o vinho branco. 

Esfregue todo o interior do caquelon com os dentes de alho. 

Ponha o caquelon no fogão em lume médio baixo. Deite primeiro o mais duro, o Gruyère,, em seguida o Appenzeller e finalize com o Vacherin. Deite um terço da mistura do vinho branco com a maisena.

Vá sempre mexendo. quando o queijo tiver derretido, junte o restante pel mesma ordem e mais um terço da mistura do vinho branco com a maisena. Continue a mexer em lume muito brando.

Por fim, adicione o restante vinho branco com maisena e mexa até engrossar e obter a espessura desejada (ver foto).  Se deixar cozer demais o queijo fica filamentoso.

 

IMG_1787.jpg

Aqueça a lamparina com o espalhador e coloque o caquelon. Divirta-se com os seus amigos.