Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Conversas à Mesa

GRAND BEACH CLUB NO SOTAVENTO DO ALGARVE

 

 

IMG_5664.jpg

 

Quem vai para Sotavento nestas férias de Verão, não deve perder este restaurante. Aqui encontra a informalidade do ambiente, uma boa cozinha, cuidada na apresentação e no detalhe e vistas deslumbrantes.  

 

O Grand Beach Club fica situado na estrada que vai de Vila Real de Santo António para a praia desta povoação, entre o mar e o estuário do rio Guadiana. Ali bem pertinho, do outro lado do rio que ali passa estreito, avistam-se terras espanholas de Ayamonte e das islas que se lhe seguem. Funciona como restaurante de praia do recém-reaberto hotel Grand House, um 5 estrelas situado no antigo Grand Hotel Guadiana, datado da década de 20 do século XX, possivelmente o mais antigo hotel do Algarve. Foi construído com dinheiro das conservas do atum pela família Ramirez. Porém, com o fim do negócio algarvio das conservas (como se pode ver pela fila interminável de barracões a caírem de podres, todos eles ex-fábricas de conservas de peixe, que desfeiam o fim da avenida principal de VRSA), o hotel fechou e ficou em decadência até ser comprado e recuperado por um português.

 

 

IMG_5667.jpg

 

 

IMG_5673.jpg

 

A78232F5-2B4E-4762-94ED-A946F300B1A9.jpg

 

IMG_5678.jpg

 

No Beach Club fica situada a piscina do hotel, rodeada por pequenas praias de areia. O restaurante, decorado com cores marinhas e calmas, tem uma sala fechada, onde se pode ouvir música ao vivo mesmo ao almoço, e uma lindíssima varanda, para bebidas ou refeições. Foi aqui fora que eu me instalei e daqui só me «desinstalei» quatro horas depois, tão agradável era o ambiente.

Começo já por avisar que estava cheio em Junho, por isso nunca vá sem reservar. Quando cheguei, a chefe de sala tentou estranhamente convencer-me a ir embora, porque o serviço estava muito demorado, ou, pelo menos, a ir fazer qualquer coisa para não ficar à espera. Estive mesmo para virar costas e ir embora, mas o ambiente cativou-me e não dei pela hora que passou até conseguir ter o couvert na mesa...Ou não têm output suficiente da cozinha para o restaurante cheio ou ainda não estavam com o pessoal completo.

Mas fiquei e não me arrependi nada. Óptimo couvert, com um pão molhado em azeite e

Semitorrado, umas fatias de robalo curadas em beterraba e dois lombos de sardinha e azeitonas.

Escolhi o entrecosto de porco, baixinho e quase sem gordura, só a necessária para o sabor,  comum tempero entre o português e o americano. Os acompanhamentos são à escolha. Pedi batatas fritas, boa batata e bem frita, e uma fresquíssima salada algarvia, com cebola e pimentos. Doses mais que suficiente. Para sobremesa, não resisti à uma mousse de chocolate muito especial envolvida em chocolate e apresentada numa espécie de fatia. A dar-lhe o toque ácido contrastante, framboesas frescas e desidratadas. Todos os pratos tinham uma apresentação esmerada, o serviço era cuidadoso mas todo o ambiente é informal, a tal ponto que nos apetece andar descalços, eu andei.

O café vem com o indispensável, mas raro, copinho de água gelada, e uma bolachinha cortês.

Com água, paguei cerca de 30 euros e sai quase à força. Apetecia-me ficar para jantar.

O Beach Club tem uma carta de snacks (hambúrgueres, saladas, pizas), servido a qualquer hora, e a de refeições, com entradas e pratos principais. A lista é curta mas cobre os principais, desde o peixe grelhado, ao porco ibérico e ao polvo, passando pelas amêijoas, os camarões, a carne de vaca e de frango e a cataplana (pratos entre os 17 e os 26 euros, à excepção do camarão tigre – 45 euros para 3).

Se quiser usar a piscina infinita, terá de pagar e será função do número de hóspedes.

 

Este ano no Algarve, recomendo o Grand Beach Club. Tenho a certeza que também vai gostar desta união de boa comida, pés na areia e pratos bonitos.

 

 

IMG_5670.jpg

 

IMG_5683.jpg

 

 

 

 

 

Ponta da Areia, 8900-227

Vila Real de Santo António

Tel: 281 543 025

Não tem dia de fecho: abre às 10h e fecha à meia noite