Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Conversas à Mesa

Irra que já chega

A Comissão Europeia e os governos europeus resolveram que o cidadão é destituído de bom senso. Uma espécie de criança a quem têm de educar e, de vez em quando, dar umas palmadas. E também perceberam quão fácil é tirar-lhes o chupa-chupa da boca, lançando mão a aumentos de impostos, redução de reformas e pensões e por aí fora.. Cada vez nos dão menos, liberalizam muito, privatizam tudo mas ingerem-se cada vez mais.

Primeiro meteram-se com o tabaco. Dizem-nos onde e quando se pode fumar, tratam o fumador como um leproso, mas não têm pejo em recolher os elevadíssimos impostos provenientes desse veneno. Depois as touradas e a caça. Agora começam a controlar aquilo que comemos, em termos até de quantidade. A Comissão Europeia vai regulamentar o tamanho dos crepes bretões. Em vez dos tradicionais 50 cm, a partir de Julho de 2014 não poderão ter mais de 20 cm. Parece-lhe uma paródia? Pois, mas não é. O comissário europeu Joachim Bramheuld, que está a frente deste projecto dos crepes, disse: « É preciso  termos em linha de conta novos factores como a obesidade e a necessidade de economizar as matérias primas». Segundo este senhor, a redução dos crepes para metade economizará centenas de milhares de toneladas de trigo, de chocolate e de rum. A menos que, com a raiva, nos apeteça comer 3 em vez de um. Será que perante estas directivas, os vendedores de crepes vão continuar a cobrar o mesmo preço?

Em Portugal, aí vamos nós ser mais papistas que a UE. Um pastel de bacalhau? Fica por metade, corta-se a metade do bacalhau, fica só a da batata, e poupamos milhões em divisas. Os doces conventuais, cheios de gemas e açúcar, causadores de AVC que saem caríssimos ao estado? Usa-se a outra metade do ovo, faz-se tudo com claras em vez de gemas, e até fica mais bonito, tudo branquinho. A lista é infinita.

 

Será que nós cidadãos europeus ainda conseguimos ter algum bom senso para parar toda esta ingerência orwelliana?

 

Nota: a fotografia é tirada daqui.

Comentar:

CorretorMais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.