Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Conversas à Mesa

MANHOSICES COM POLVO, POTA E CHOCO

pota.jpg

 

 

Falsificações no reino da comida sempre foram comuns no nosso país. O polvo e o choco andam a ser substituídos por pota, molusco substancialmente mais barato que ronda um terço do preço do polvo. Como nos podemos defender?

 

Hoje, em certos restaurantes, é corrente substituir-se o polvo por pota, mas há uma forma de distinguir os tentáculos de polvo dos de pota. Enquanto o polvo tem duas fiadas de ventosas bem visíveis, a pota só apresenta uma fiada. esta substituição é comum nos filetes e nos arrozes. Já comi vários arrozes de polvo feitos com pota. Num dos casos, os tentáculos estavam cortados em fatias tão finas e tão secas que não eram visíves quaisquer ventosas. 

 

Na foto do polvo, em baixo, são visiveis as duas fiadas de ventosas nos tentáculos, enquanto os da pota apenas têm uma (foto em cima).

polvo.jpg

 

 

 

Também se tornou comum substituir o choco por pota no caso daquelas tiras grossas de choco frito. As potas de grandes dimensões sao divididas na parte dos tentáculos e na cabeça, que, depois de aberta, costuma ser designada por manto. É este manto que é cortado em tiras grossas e usado em certos restaurantes como choco frito, ou até em feijoadas de choco. 

 

Tiras de pota em baixo

 

tiras de pota.jpg

 

 

Distinguir estas manhosices pelo sabor com absoluta certeza é difícil. Mas agora já sabe as manhosices que andam por aí.