Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Conversas à Mesa

MINITARTES DE MARACUJÁ COM MERENGUE

 

IMG_3489.jpg

 

Quando quero uma sobremesa rápida, mas com um aspecto incrível, recorro a uma montagem de produtos já prontos mas com muita qualidade. É o caso destas tarteletes de curd de maracujá com uma cobertura de merengue. Demoram um piscar de olhos a fazer, sobretudo se tiver um maçarico daqueles que se usam para queimar o leite creme. O que precisamos de ter?

  • As bases das tarteletes. Compro-as feitas na Casa Januário, no Porto e recebo-as pelo correio. 24 minitarteletes de massa areada doce custam 4,5 euros, o que dá menos de 20 cêntimos por cada uma. Duram imenso tempo com a mesma qualidade, por isso pode tê-las em casa sempre na prontidão.
  • O curd de maracujá. Tem um sabor incrível, com a deliciosa e inconfundível acidez do maracujá. Um frasco dá para duas dúzias de tarteletes. É artesanal, feito pela Ana Paula Moreira, Doces da Paulinha. Pode encomendar pelo telefone 919733456 ou pelo mail

docesdapaulinha960@gmail.com ou no mercado Portugal Real, no Príncipe Real.  

  • A terceira parte, o merengue, faço-o em casa, está pronto em menos de 5 minutos. A receita é a seguinte para as 24 tarteletes.

3 claras

1 colher de café de sal fino

70 g de açúcar

 

Se usar o grelhador do forno, ligue-o na temperatura máxima.

Escolha um tacho e uma tigela em vidro onde possa fazer um banho-maria. Coloque água no tacho de modo a não alcançar o fundo da tigela e deixe levantar fervura.

Deite os três ingredientes na tigela e bata com um batedor eléctrico manual durante 3 minutos. Retire do lume e volte a bater até as claras ficarem em castelo firme.

Encha cada tartelete com uma colher de doce bem cheia de curd. Em seguida, espalhe o merengue. Eu costumo usar um saco de pasteleiro com um bico largo, como o da foto, mas também pode fazê-lo às colhereadas. Coloque as tarteletes num tabuleiro de forno e coloque bem perto do grelhador. Num minuto já ganhou uma cor de caramelo. Se tiver um maçarico, basta queimar levemente o topo do merengue.

E pronto, aí estão uns petits fours para o café ou até uma sobremesa levíssima.  

 

IMG_3474.jpg

IMG_3475.jpg

IMG_3476.jpg

 

 

 

 

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.