Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Conversas à Mesa

MOULES & GIN E O COZINHEIRO SUICIDA

moule

 

 

Com uns amigos, resolvi experimentar os mexilhões do Moules & Gin, que abriu em Cascais. Em má hora.

O espaço é bonito, confortável e bem decorado

Começámos por pedir 2 doses de mexilhões, uns thai e outros do dia, com natas.

Para a mesa veio um saco de pano preto com pãezinhos completamente descorados e nada crocantes, como convém para resistirem ao ensopar no molho. Não gosto nada da instituição do saco de pão, ainda por cima preto, onde toda a gente vai metendo a mão e que passa de mesa para mesa. Pedimos que trouxessem pão mais bem cozido, mas a segunda remessa vinha quente, mas igualmente pálida. À terceira tentativa, conseguimos uns mais trigueiros.

Os molhos eram os dois muito saborosos, mas os mexilhões nada carnudos. O aquecimento demasiado engelhara-os e quando os abríamos encontrávamos apenas uma leve sombra de mexilhão, enfezado. As batatas estavam bem fritas e saborosas, mas infelizmente eram das fininhas e não os tradicionais palitos grossos, à belga.

Em cada dose, encontrámos um ou dois mexilhões já pouco frescos e no fundo ficaram meia dúzia deles fechados, logo mortos e não comestíveis.

Pedimos uma terceira dose, novamente thai. Quando esta chegou, cada pessoa pegou num e, surpresa, todos os três primeiros cheiravam muito mal, não posso dizer isto de outra maneira, a decomposição adiantada. Felizmente, já nem os levámos à boca. Fiquei chocada, chamei a empregada de mesa e reclamei. A senhora disse que ia falar com o cozinheiro, não sei bem acerca de quê. Desapareceu e voltou passados dois minutos dizendo (sic) “que o cozinheiro tinha cheirado e comido os mexilhões”. Perguntei se o cozinheiro era suicida, mas nunca cheguei a perceber o que significava esta bravata, porque não puderam ou quiseram explicar. Pedi o livro de reclamações e paguei a conta do que tinha comido , embora uma outra empregada tivesse simpaticamente insistido em quea casa oferecesse). Uma ressalva: as duas funcionárias foram sempre correctas no atenidmento, tirando a loucura do recado do cozinheiro suicida , que permanecerá para sempre um mistério.

 

Foi a primeira e última vez que pus os pés no Moules & Gin. Não é este o caminho para a nossa restauração. Uma casa que vende mexilhões não pode ter maus mexilhões, e muito menos mexilhões em adiantado estado de decomposição, porque podem provocar uma grave alteração da saúde. A casa estava cheia de turistas e com crianças. Como todos sabemos, uma toxinfecção por bivalves é grave.

Comentar:

CorretorMais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.