Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Conversas à Mesa

NÃO MALTRATEM A BIFANA DE VENDAS NOVAS

 

 

IMG_5085.JPG

 

 

A popularidade das bifanas de Vendas Novas tem apenas pouco mais de uma trintena de anos, tendo começado com um café na EN4. A popularidade cresceu tanto que a Câmara Municipal de Vendas Novas registou o nome de Bifanas de Vendas Novas como marca. Bifanas há muito que se fazem de Norte a Sul do país, afogadas num molho com banha e/ou azeite, alho e colorau e feitas e exibidas nas montras das tascas . Contava-se que o segredo do sabor estava na ausência de lavagem da frigideira, tal como se passava com as iscas. Em Vendas Novas fazem-se bifanas, previamente batidas, grelhadas e inseridas no molho, ou apenas grelhadas. A emoldurar o bife de carne de porco, uma carcaça levemente torrada e aquecida.

Este ano, no último dos meus regressos do Algarve não me preveni com a habitual merenda, que sempre trago porque detesto comer nas zonas de serviço: paga-se muito e come-se muito mal. Parei numa delas e deparei no exterior com uma rulote de Bifanas de Vendas Novas, uma marca que tem várias lojas em centros comerciais. Comprei um menu Bifana com bebida e batatas fritas chips por 4,5 euros, o que me pareceu bom preço para as estações de serviço. Por mais uns cêntimos, comprava-se a bifana com queijo derretido. O preço era bom, mas a bifana péssima. Em primeiro lugar o pão não era carcaça, era um pão alto, de côdea dura, mal cozido e com demasiado miolo denso, porém esburacado. A bifana até nem tinha gorduras nem nervos, mas era um pedaço de carne cozida e branca sem qualquer sabor. A versão era sem molho, pelo que nem servia para disfarçar a textura e a falta de sabor. Não sei onde foi cozinhada, mas pela grelha, que também seria correcto, não passou. Gostámos tanto, em vez de se ficarem pelas cópias do sourbreads ingleses e americanos. Que pena tenho de estes novos padeiros não se dedicarem ao pão pequeno!

Assim poderíamos ter belas sandes em carcaça, que sempre usámos em vez do pão de fatia ou da francesa baguete.

Em vez de nos insurgirmos contra as bifanas do Gordon Ramasay, vamos lá fazer belas bifanas, que as há ainda em vários estabelecimentos de Vendas Novas. E se a Câmara Municipal registou a marca, e muito bem, que se ocupe de manter a qualidade das que se vendem com o nome de Bifanas de Vendas Novas.

IMG_5086.JPG

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.