Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Conversas à Mesa

O ALBATROZ EM CASA

IMG_3513.jpg

 

Comer, de preferência bem, continua a ser um dos focos do confinamento. Este prazer pode parecer fútil, mas quando bem gerido pode ser uma terapia, um consolo em dias cinzentos, uma atividade familiar que nos aproxima. Cozinhar juntos é uma actividade  que pode dar coesão à família. Mas sentar à mesa e deliciarmo-nos com boa comida que alguém cozinhou para nós é um verdadeiro bálsamo. Hoje começo, aqui no blog, um tour pelos take aways, sobretudo aqui da zona de Cascais. A abrir, o hotel Albatroz, emblemático da vila de Cascais, e há um ano nas mãos do chef francês, mais propriamente alsaciano, Fredéric Breitenbucher.  

A lista de takeaway é extremamente inteligente e apelativa e permite-nos fazer em casa uma refeição magnífica, com o luxo do fine dining. tudo vem com instruções de utilização. como podem ver pelas fotos, o chef conseguiu manter a riqueza e a estética dos pratos enviando-nos os diversos ingredientes e molhos bem acondicionados e prontos para darmos largas à nossa própria actividade de food stylists. Receber os vários elementos de um prato tão bem  acondicionados já é o primeiro passo no prazer da refeição.

As condições higienicas e sanitárias da entrega são do mais rigoroso que pode haver. 

Sem mais delongas, passo às fotografias, ressalvando que tudo o que comi é excepcional. atenção ao pithyvier de vieiras com molho de açafrão, é um must e dá mesmo para 4 pessoas. 

 

IMG_3496.jpg

Broa, focaccia e um incrível pão de cerveja

 

Entradas que podem ser uma refeição

 

3F4113C9-A514-4710-BA28-0C69934709F0.JPG

A sapateira, praticamente só carne da dita muito bem temperada, com umas torradas cheias de sabor

63EC6BB0-2AED-4F14-AA02-A3A274AE3DF7.JPG

As vieiras frescas com abundantes lâminas de trufa são um verdadeiro luxo para o palato. Vieiras marinadas cim limão e raspa de lima, trufa fresca e puré de aipo. 

 

IMG_3497.jpg

As ostras com dois molhos, um de limão e outro vinagreta. Costumo preferir as ostras naturais, mas este molho de limão não faz perder o sabor a mar da ostra e introduz profundidade da acidez. 

 

 

IMG_3526.jpg

Todos os ingredientes do prato estão muito bem identificados 

 

 

IMG_3531.jpg

Foie de pato com gelatina de vinho do porto, gel de maçã verde e pão de frutas para tostar

 

 

IMG_3525.jpg

A apresentação do prato anterior. Incrível, parece trazer estrelas michelin para a nossa mesa e permite-nos ficar a conhecer como se trabalha na alta cozinha

 

 

IMG_3524.jpg

 

IMG_3519.jpg

IMG_3520.jpg

Acho que não fui muito feliz com este food styling.... A legenda está na foto acima.

 

 

 

IMG_3517.jpg

Terrine de perdiz e foie gras

 

 

 

IMG_3505.jpg

O pithivier de vieiras, camarão, alho-francês e boletos com um incrível molho de açafrão (ver foto de capa) que une todo o prato. A massa folhada é fantástica, de uma leveza incrºivel, as folhas bem separadas sem nos deixar qualquer gordura no palato. 

 

 

ea158c60-8801-4939-ab5a-c83cb5f58837.jpg

 

IMG_3536.jpg

Para terminar, a tarte de chocolate Valrhona, intensa mas leve. 

 

 

 

Ver

https://www.thealbatrozcollection.com/albatrozhotel/media/pdfs/menu-catering_the-albatroz-hotel_pt.pdf