O ARROZ DE LIMÃO, ROBALO E AMÊIJOAS DA NOÉLIA
Diverti-me imenso ontem num curso de cozinha da Academia Time Out com a Noélia, do restaurante de Cabanas de Tavira com o mesmo nome.
A Academia fica situada no Mercado da Ribeiro, numa das pontas do food court e é um espaço muito bem planeado para os cursos, que têm uma característica já muito rara: os participantes põem mesmo a mão na massa e são eles que cozinham a maior parte da refeição. Durante o curso, há sempre um copo de vinho e unas comidinhas para ir petiscando.
Os petiscos: muxama com pão algarvio cozido em forno de lenha com estevas
Mais petiscos: biqueirão com tomate e azeite
O Rodrigo acompanha os cursos e contribui com vários conselhos técnicos muito oportunos. A Academia está muito bem dirigida pelo Rodrigo Menezes, que trouxe ideias interessantes, como as festas de anos das crianças, em que todos os amiguinhos participam na confecção de sumos e bolachas, e de adultos, onde depois de todos os convidados cozinharem os pratos de uma ementa escolhida entre três, a confraternização prossegue ao jantar, em redor das bancadas da cozinha.
Hoje deixo-vos aqui a receita de um prato que como sempre que vou à Noélia: o arroz de limão com peixe e amêijoas. Claro que não sabe ao mesmo do que quando é feito pela mão desta grande cozinheira e comido ali com a brisa da ria. Mas é uma receita muito boa e fácil de fazer. Ora aqui vai.
Arroz de limão com robalo e amêijoas
Para 2 pessoas
O peixe usado pode ser qualquer um peixe branco: robalo, garoupa, etc. Peça na peixaria que lhe arranjem o peixe e guarde a cabeça e as espinhas para o caldo. Comece por fazer o caldo, com alguns legumes (uma cebola, uma cenoura, um talo de aipo), o peixe e umas rodelas de gengibre fresco. Se não tiver o caldo, pode usar água, mas não é a mesma coisa...
0,5 dl de azeite
1 cebola pequena, finamente picada
1 dente de alho, descascado e finamente picado
2 raspas muito finas de casca de limão, sem a parte branca
1 chávena de arroz carolino
3 chávenas de caldo, bem coado
sementes de duas vagens de cardamomo
1 chávena bem cheia de amêijoas boas (legítimas)
250 g de peixe branco, sem as espinhas e cortados em pedaços
1 mão-cheia de coentros picados
- Num tacho, comece por aquecer bem o azeite. Junte a cebola picada e deixe amaciar durante cerca de 3 minutos em lume médio. Adicione o alho picado e suba um pouco a força do lume. Mexa de vez em quando e não deixe ganhar cor.
- Quando a cebola estiver macia, junte o arroz e mexa, deixando-o fritar. Quando os grãos estiverem bem envolvidos na gordura e o arroz começar a amaciar, junte o sumo de limão. Quando levantar novamente fervura, adicione o caldo bem quente e as raspas de limão. Mexa e deixe levantar fervura.
- Reduza o lume e deixe ferver, mexendo de vez em quando para abrir o arroz, até este ficar quase cozido, mas ainda com o centro duro. Adicione as sementes de cardamomo.
- Junte as amêijoas e mexa.
- Quando o arroz estiver quase cozido, mas ainda com bastante líquido, junte o peixe e afunde-o com cuidado no líquido.
- Desligue o lume, assim que o peixe estiver cozido e junte os coentros picados. Sirva de imediato.
Para terminar em beleza, uma magnífica tarte de alfarroba com chila e amêndoa e uma guarnição de Dom Rodrigo, trazida do retaurante pela Noélia. Foi a melhor que já comi, pela presença das duas texturas da amêndoa e da chila.