Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Conversas à Mesa

O BOLO DE ANANÁS DA MARIA DE LOURDES MODESTO

 

IMG_5167.jpg

 

 

Já chegou o Outono. Já apetece acender o forno e fazer um bolo que mos acompanhe durante um filme, enquanto ouvimo bater a chuva lá fora. 

Esta receita de bolo de ananás é de um livro que tenho desde a minha infância e que não está no melhor estado devido a muito uso. Assim que comecei a ler, adorava seguir-lhe as receitas.  Os meus favoritos eram as bolachas espelho de manteiga e este bolo de ananás. Este livrinho foi editado pela Lever, a multinacional americana responsável pela venda da margarina Vaqueiro e tem o  prefácio assinado com o nome Francine Dupré, nada mais nada menos do que Maria de Lourdes Modesto, que trabalhou muitos anos para a Lever e na campanha da Vaqueiro. A receita original  de O Meu Livro de Pastelaria leva, claro, margarina. Não há problema, substitui-se por igual quantidade de manteiga que, juntamente com o caramelo que penetra na camada exterior do bolo, lhe empresta um sabor muito especial.

 

IMG_5406.jpg

IMG_5405.jpg

IMG_5168.jpg

Este bolo que fiz em casa só tem dois terços da receita. 

 

 

IMG_5407.jpg

 

 

BOLO DE ANANÁS

 

Para o caramelo

250 g de açúcar

1 colher de sobremesa de sumo de limão

Manteiga para untar

 

Para a massa

 

200 g de açúcar

200 g de manteiga à temperatura ambiente

300 g de farinha

4 ovos grandes

1 colher de sobremesa de fermento em pó

2 dl de leite

1/2 ananás (ou abacaxi) cortado em rodelas e sem o centro

 

  • Comece pelo caramelo. Coloque o açúcar num tacho e leve ao lume até ficar castanho-dourado. Fora do lume, junte o sumo de limão. Forre uma forma de buraco com o caramelo. Quando tiver arrefecido completamente, unte toda a forma, incluindo o caramelo, com manteiga.
  • Coloque as rodelas de ananás a forrar toda a forma (incluindo o fundo).
  • Pré-aqueça o forno a 180ºC.
  • Bata o açúcar com a manteiga até ficar cremoso. Junte os ovos, um de cada vez, batendo sempre.
  • Peneire a farinha com o fermento. Junte alternadamente com o leite à massa do bolo.
  • Deite a massa na forma e bata com a forma numa bancada forrada com um pano da loiça, para uniformizar a massa. Leve ao forno durante 30 a 40 minutos. Verifique a cozedura com um palito.
  • Deixe arrefecer ligeiramente (não se deve esperar muito para o caramelo não solidificar e pegar irremediavelmente à forma, mas também não se pode retirar o bolo muito quente sob o risco de abrir) e desenforme.

 

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.