Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Conversas à Mesa

O BOLO DE ANOS DA PEPPA

 

 

bb3a2af6-b0bf-4f3b-88b7-53d9513c2a0d.JPG

O BOLO DA PEPPA

A minha neta Nana fez três anos e pediu-me que lhe fizesse um bolo de chocolate da Peppa, mas que também tivesse o Lobo Mau, com quem ela mantém uma relação simultânea de medo e atracção. Grande consumidora do Pinterest, foi ela mesma que me indicou o modelo que queria. Como não gosto nada de massas de açúcar em bolos de criança, prefiro sempre comprar os bonecos, porque mais tarde podem brincar com eles e não comem todo aquele açúcar.

O bolo é fácil de fazer, embora leve algum tempo. A primeira fase, que pode e deve ser feita de véspera, consiste em fazer três bolos. Eu tenho 3 formas iguais, cujo fundo unto e forro sempre com papel vegetal. Certifique-se de que as paredes da forma são direitas, para não ter bolos maiores no fundo do que no topo.

No dia da festa, recheio, monto, cubro e enfeito o bolo. Neste caso, o bolo não necessita de nenhuma secagem. Logo que fica enfeitado está pronto a comer.

Para fazer a cerca do bolo, comprei 2 embalagens grandes de Kit Kat normal  e gastei 28 (7 embalagens pequenas de 4) e 3 embalagens pequenas de 4( gastei 12). As crianças adoraram os Kit Kat rosa que são de chocolate Ruby e sabem a frutos silvestres.

 

Como o bolo se destinava a crianças, optei por usar um chocolate com cerca de 50% de cacau, para fins culinários. Resultou bem. É sempre bom escolher um chocolate com qualidade. O soro de leite (buttermilk) vende-se geralmente nos produtos bio.

Para o recheio, usei uma lata de leite condensado com chocolate, mas pode usar a ganache da cobertura, chantilly ou o que quiser. Para a cobertura de ganache optei por um chocolate de 70% de cacau e natas frescas. Aqui fica a receita.

 

Para o bolo

Copiei a receita do bolo de base de uma revista americana, Fall Baking, da Southern Living, Outono de 2019. Fiz pequenas alterações. Chama-se Bolo de chocolate alemão da Mama.

 

240 g de chocolate para culinária com cerca de 50% de cacau

115 g/ml de água

250 g de farinha 55 sem fermento

1 colher de chá de bicarbonato de sódio

¼ de colher de chá de sal fino

225 g de manteiga

400 g de açúcar

4 ovos L, separados

1 colher de chá de essência de baunilha (não usei)

250 g de soro de leite (buttermilk)

 

Para a ganache

1 tablete de 200 g de chocolate com 70% cacau

250 ml de natas frescas

Uma pequena pitada de sal grosso

 

Para enfeitar

Kit kat

Coco ralado com corante verde, para imitar a relva.

 

  1. Faça os bolos. Aqueça o forno a 180ºC. Unte as 3 formas com 23 cm de diâmetro por 3,5 cm de altura e forre o fundo com papel vegetal. Unte o papel vegetal. Eu costumo usar um spray de gordura.
  2. Deite o chocolate partido em pedaços iguais numa tigela em vidro e junte a água. Leve 1 minuto ao micro-ondas. Mexa, e leve mais 30 segundos ao micro-ondas. Retire mesmo que haja pedaços de chocolate inteiros. Mexa com uma espátula até o chocolate estar todo derretido e brilhante. Deixe arrefecer.
  3. Peneire a farinha, o bicarbonato e o sal para uma tigela média.
  4. Bata o açúcar com a manteiga com o batedor eléctrico até ficar uma mistura cremosa. Adicione uma gema de cada vez, batendo sempre entre as adições.
  5. Junte o chocolate e a baunilha, se usar. Junte a farinha por duas vezes, alternando com o soro de leite, batendo sempre entre cada adição.
  6. Bata as claras em castelo e junte ao preparado anterior. Distribuas a massa pelas 3 formas e leve ao forno durante 25 a 30 minutos, ou até um palito inserido no meio do bolo sair seco.
  7. Retire do lume e deixe arrefecer cerca de 10 minutos e desenforme para 3 pratos forrados com papel vegetal e deixe arrefecer completamente (cerca de 1 hora).
  8. Transfira um dos bolos para o prato que vai à mesa. Cubra com o recheio e coloque o bolo seguinte. Cubra com o recheio e coloque o terceiro bolo.
  9. Faça a ganache. Corte o chocolate em pedaços pequeninos, com uma faca de serrilha. Coloque numa tigela em vidro refractário e junte o sal.
  10. Aqueça as natas num tacho até fervilharem, mas não as deixe ferver em cachão. Despeje as natas sobre o chocolate e deixe repousar sem mexer durante cerca de 5 minutos. Em seguida, mexa com as varas até o chocolate derreter e ficar muito brilhante. Deixe arrefecer.
  11. Com uma espátula, cubra os lados do bolo com a ganache. Em seguida, despeje sobre o topo do bolo. Faça uma camada mais grossa e mexa com a espátula, para imitar o chiqueiro dos porquinhos. Cole os Kit Kat a toda a volta enquanto a ganache ainda não secou. Coloque os bonecos no chiqueiro e espalhe o coco verde.

 

 

 

 

 

 

Comentar:

CorretorMais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.