O DILEMA DO BOLO REI
Sou dos que não apreciam bolo rei. (O «apreciam» é um understatement a que me obrigava a minha avó, que achava rude dizer «não gosto» em relação à comida). Mas não passo sem um bolo rei na Consoada, porque é um bonito e colorido centro de mesa, utilidade de que são desprovidas as modernices do bolo rainha, turbante ou escangalhado.
Levantada a mesa a dia 26, lá sou confrontada com a roda real quase intacta. Fazem-se torradas para o lanche, mas a coisa é praticamente inesgotável. O ano passado descobri num livro, A Cozinha de Augusto Gemelli, uma receita para aproveitamento do panettone que se pode perfeitamente fazer com o bolo rei, a que se retiram apenas as frutas grandes da cobertura. Aqui fica a receita, para prevenir angústias, com algumas modificações que entretanto fui introduzindo. Se quiser fazer uma apresentação mais cuidada, compre uma embalagem de fondant pronto (costumo usar do Dr. Oetker) e tinja um pedaço com corante alimentar verde para as folhas.
Receita
Sformato de panettone italiano com coulis de ameixa preta
300 g de panettone [ou de bolo rei], cortado em cubinhos
150 g de chocolate branco
200 g de manteiga
6 gemas e 4 ovos
100 g de açúcar (costumo usar 70/80 g)
100 g de farinha (costumo usar 50/60 g)
100 ml de triple sec (substituo pelo luso licor Beirão)
Calda de ameixas pretas
100 g de ameixa secas sem caroços, picadas
100 g de açúcar
- Ligue o forno à temperatura de 200ºC.
- Embeba o bolo no licor. Se não quiser usar tanto licor, desdobre com um pouco de água.
- Unte e enfarinha as forminhas. Pode usar os «copinhos» do pudim flan ou forminhas de pudim com buraco.
- Num tacho, ponha ao lume o açúcar com alguma água. Aqueça bem té começar a ferver. Junte as ameixas picadas e deixe-as cozer cerca de 20 minutos em lume brando. Deixe arrefecer ligeiramente e triture-as com a varinha ou no copo liquidificador.
- Bata os ovos e as gemas com o açúcar na máquina.
- Entretanto, derreta o chocolate e a manteiga em banho-maria ou no microondas (neste caso, mexa de 30 em 30 segundos). Junte esta mistura aos ovos com o açúcar e bata para incorporar.
- Junte a farinha e envolva com a colher de pau. Junte os cubinhos do panettone ou do bolo-rei. Deite nas forminhas e leve-as ao frigorífico durante 1 hora.
- Leve as forminhas ao forno aquecido durante 6 minutos.
- Sirva com o molho de ameixas. Como alternativa, corte ao meio no sentido horizontal e cubra com o fondant (use a calda para rechear ou para acompanhar). Se usar o fondant, regue os bolinhos quentes com uma calda leve de açúcar antes de os forrar.