Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Conversas à Mesa

O FERREIRA CAFÉ NO TIVOLI ANANTARA

IMG_9675.JPG

 

 

O Ferreira Café convida-nos «a descobrir a essência do Portugal moderno no coração da Baixa de Montréal. E para a redescobrir vezes sem conta». É um exemplo primoroso de como a nossa cozinha pode ser recriada de forma a agradar a portugueses e estrangeiros, os seus principais frequentadores, com preços muito semelhantes aos nossos restaurantes de fine dining. A sua ementa centra-se no peixe, grande parte do qual chega directamente do nosso país diariamente. O proprietário é o Carlos Ferreira, que emigrou de Estarreja para terras canadenses com 17 anos. Nunca tinha frequentado um restaurante, mas sonhava em abrir um, para poder provar quão extraordinária é a nossa cozinha. Hoje tem quatro, é um homem de negócios bem sucedido e assume-se como um embaixador dos valores da cozinha lusa.

Uma parceria entre o Anantara e o seu restaurante EMO trouxe o Ferreira Café ao Algarve para uma série de dois jantares. Tive a felicidade de poder estar presente num deles. A representar o Ferreira Café vieram o Carlos e o chef português João Hipólito Dias. Trabalharam em conjunto com o chef Bruno Viegas, do Emo, e o resultado foi brilhante: uma refeição com produtos algarvios, com os sabores portugueses bem vincados e reconhecíveis e uma cozinha moderna. Bruno Cunha, o wine guru do Tivoli como gosta de ser chamado, escolheu os vinhos, na sua maioria feitos para o café Ferreira por diversos produtores. 

Foi um jantar super-agradável, um bom exemplo de como a cozinha portuguesa pode ser interpretada de forma elegante e moderna através de boas técnicas sem perder nada na tradução para o francês de Montréal. É destes embaixadores que a nossa cozinha precisa actualmente.

Parabéns ao Anantara e à organizadora do evento, a Cristina Borges.

 

IMG_9666.JPG

Tostada de atum-rabilho, gamba fresca e chili amarelo

 

 

IMG_9667.JPG

Tomate coração de boi de Querença, manjericão e requeijão de ovelha

 

 

IMG_9671.JPG

Bolonhesa de polvo, cavtelli de salsa e poejos

 

 

IMG_9672.JPG

Corvina com mlhos, amêijoa boa e limão galego

 

4853b476-94f1-4664-997d-6328d4eeb496.JPG

Prensado de cabrito, grelos e arroz de miúdos

 

IMG_9679.JPG

Figo e amêndoas do Algarve

 

 

IMG_9685.JPG

 No princípio do post, o chefe João Dias, do Cafe Ferreira, aqui o  Bruno Viegas, chef executivo do Tivoli Anantara (Vilamoura)