Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Conversas à Mesa

O MELHOR QUEIJO DO MUNDO 2021

Olavidia-de-leche-de-cabra-raza-malagueña-el-mejo

Há um concurso mundial de queijos desde 1957 que ajuíza sobre mais de 4000 queijos de todo o mundo à procura do melhor do mundo – a super medalha de ouro – e dos melhores em diversas categorias. Portugal tem na sua história recente duas medalhas de ouro nas suas categorias: em 2011, um queijo amarelo da Beira Baixa, da queijaria Sabores da Idanha. Mais recentemente, outra medalha de ouro para o queijinho de 70 g de leite de ovelha amanteigado da queijaria Monte da Vinha.

Este ano, em Oviedo, um queijo espanhol foi considerado o melhor do mundo absoluto, o Olavidia. De sabor rico e textura amanteigada, maturado com bolores, é feito em Jaen, no Sul de Espanha, numa pequena queijaria familiar chamada Quesos e Besos, que começou a produzir apenas há 4 anos e que apenas tem 6 trabalhadores. Criam as cabras de raça malaguenha cujo leite é usado neste queijo feito com muito amor, traduzido no nome da queijaria (Queijos e Beijos).

Além de ter maravilhado os jurados pela sua qualidade, também os encantou pela originalidade da fina camada de cinzas de caroço de azeitona que lhe atravessa o centro.

Quem diz que os prémios não são importantes, tem aqui a sua resposta: o queijo esgotou de imediato e a Quesos e Besos não tem produção nem de longe suficiente para ateder aos milhares de encomendas. Como não conhecia este queijo, fui de imediato ao site para o encomendar, sem êxito, já estava esgotado  quer individualmente quer em cabazes com outros produtos. https://www.quesosybesos.es/productos-comprar-quesos-online/

Fico curiosa para experimentar este Olavidia que custa 15 euros com 300 g de peso. Já estou na lista de espera...

 

cabra1.jpeg

 

http---cdn.cnn.com-cnnnext-dam-assets-211103151313