Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Conversas à Mesa

O PIMENTA ROSA

 

 

O Pimenta Rosa é um restaurante de comida portuguesa em Campo de Ourique. Estive lá a almoçar esta semana, a convite dos proprietários. Tem uma sala pequena no rés-de-chão e uma mesa única para grupos até12 pessoas no andar de baixo. A decoração, muito agradável, é toda ela com objectos bem lusos. Cá fora há duas mesinhas, agradáveis para fumadores.

 

 

 

 

 

 

A carta é bastante composta e os pratos descomplicados, o que nos dias que vão correndo é uma bênção. Embora varie regularmente, há pratos âncora, como os bacalhaus, um bife do lombo e um caril de camarão. Depois os tradicionais cabrito, as ovas de pescada ou os filetes de peixe galo. Há ainda dois pratos vegetarianos que tenciono ir lá provar porque me chamaram a atenção: um polme de legumes com risotto de grão e um caril de frutas.

Como estava em grupo, tive a oportunidade de provar vários pratos. Gostei da entrada de fígados de aves em vinho do Porto e das pataniscas, bem recheadas de bacalhau mas mantendo a fofura, e com a espessura que eu gosto (nem muito finas, como se fazem muito agora, nem muito grossas). O gaspacho era mesmo de tomate e tinha uma guarnição de minúsculos quadradinhos de tomate e de pão torrado que lhe davam muita graça. A acompanhar uma boa cesta de vários pães.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

De pratos principais, provei a trouxa de bacalhau em massa filo, as bochechas de porco, coelho frito e uma cabidela. Quem está na cozinha tem mão para o tempero, com conta, peso e medida. Os acompanhamentos são muito frescos e cuidados. As batatas são cortadas com esmero, os grelos são frescos e cozidos no ponto.

A cuidar melhor serão as texturas da carne (o coelho frito estava um pouco duro e, como esta carne é muito seca, precisaria de uma marinada mais prolongada).

De sobremesa, comi umas boas farófias e torta de laranja.

Os preços são médios, sendo que os pratos principais rondam os 13/16 euros. A carta de vinhos é variada e há vinho a copo.

 

 

 

 

 

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.