O TAVARES DO LINHÓ
Está ali naquele mesmo sítio desde 1988, data em que o senhor Tavares resolveu fechar a oficina de motos e abrir um restaurante. Depois, aqui há uns 13 anos o Sr. Tavares faleceu e o restaurante passou para as mãos de um sobrinho e da mulher, sempre presentes, na sala e na roda.
E eu que já vivo a 1 km do restaurante Tavares só o descobri há 2 semanas. Fica na aldeia do Linhó, numa linda casa amarela com uma esplanada interior e outra exterior. O espaço é bonito e bem confortável, com as mesas bem espaçadas. A cozinha é à vista e não há cheiros e as salas são cheias de luz.
Os clientes são fiéis, alguns têm sempre as mesmas mesas reservadas ao fim-de-semana. Não se vêm estrangeiros, uma bênção, mas sim muitas famílias de várias gerações.
O serviço é de uma simpatia excepcional e eficiente. A conversa à mesa é habitual.
A fila se não reservar mesa
O Tavares é daqueles restaurantes de bairro, com comida caseira, que inclui peixe (de mar e algum de viveiro) e carne grelhados e pratos de tacho. Os preços são muito convenientes. Por exemplo, pode comer-se uma dose de amêijoas muito bem confecionadas por 14 euros. Claro que não são amêijoas legítimas, mas sim japónicas, milagres eles não fazem. Mas o tavares tem uma optims relação Qualidade/preço.
Para entrada, o sempre bom queijo do Monte da Vinha.
Os lagartos
Pá de porco com esparregado e batata chip, prato dia sábado.
Bolo de mousse de chocolate com gelado de basunilha (3,50 euros).
A batata frita é caseira, na versão palito e chip, e deliciosa. Os acompanhamentos dos grelhados são à parte, e incluem um esparregado agradável, sem aqueles aglormerados brancos de farinha, e variados (arroz de passas, batata assada batata recheada, legumes salteados e migas). Uma travessa de bela batata frita custa 2 euros. O molho do bife também pode ser escolhido, desde o de Mostarda ao À Portuguesa passando pelo de Pimenta. O pescado é vendido ao peso, incluindo o choco e as ovas grelhadas ou cozidas. Um bife da vazia grelhado custa 11,50 euros e a carne é boa.
Todos os dias há um prato do dia (ao sábado têm, por vezes cozido á portuguesa). O de hoje era Pá de leitão com esparregado e batata chip por 11,50 euros. Foi a minha escolha e comi muito bem.
Já la comi a espetada à Tavares (14,50), com belos nacos de carne de vaca, e os lagartos, de boas carnes porcinas e bem grelhados.
Sobremesas: um ótimo leite creme queimado, com o açúcar em camada fina, ou o bolo de chocolate. Infelizmente fazem farófias com molho de caramelo salgado em vez de fazerem as farófias clássicas. O molho de caramelo salgado é uma daquelas modas que se tornou popular desde que entrou nas bisnagas da Makro. Uma destas cenas tipo cabelos compridos dos Beatles que estavam sempre lindos e lavados, e que depois o mainstream trazia oleosos e horrorosos. Voltem lá ao molho normal das farófias por favor, e de caminho de esqueçam também os cheesecakes crus e gelatinosos cobertos de molhos coloridos.
Recomendo o Tavares quando se quer uma boa refeição com excelente relação qualidade/preço, e um espaço luminoso e com bom karma. Recomendo que nunca vá ao fim-de-semana sem marcar, porque é muito possível que não haja mesa (as marcações são para o meio-dia e depois 14 h).