Ó TEJO ABAIXO
Rodrigo Castelo, o ribatejano de rija têmpera culinária da escalabitana Taberna Ó Balcão, veio Tejo abaixo até ao Mercado de Algés, onde abriu banca a cozinhar peixe, de rio (em que é o mestre) e de mar.
A cozinha de Rodrigo Castelo pressupõe a variável mais escassa do universo, o tempo. Baseia-se nos produtos e confecções tradicionais adaptados sem perder os sabores que, as mais das vezes, até ganham mais força. Por isso, estava curiosa quando fui experimentar as suas propostas para uma cozinha de banca de mercado, com uma filosofia um pouco diferente e sempre de serviço mais rápido.
Gostei, acho que Rodrigo Castelo fez uma ementa inteligente, conseguindo transformar os seus pratos já icónicos em ofertas adequadas ao tipo de local.
Todos os pratos são de marisco ou de peixe, mar ou rio. Destaco uma boa sopa de marisco, com um toque picante; um magnífico cação frito em pequenos dedais com molho de iogurte, o prego de atum num belo e fino bolo do caco (bom ratio peixe versus pão não demasiado doce da batata-doce), o delicioso picadinho de fataça, os biqueirões sobre torrada e o pica-pau de atum.
Muito agradável para jantar cedo, antes de um teatro ou de um cinema. Recomendo. O Mercado está agradável, mantendo ainda uma boa zona de bancas.
Para terminar, uma boa notícia: Rodrigo Castelo e a Taberna Ó Balcão são convidados do Terraço do Tivoli, no evento Portugal de Norte a Sul. Tenho a certeza de que vai ser um sucesso. A partir de 16 de Setembro, a não perder a cozinha deste ribatejano que vem a ganhar um enorme prestígio no nosso panorama restaurativo.
Picadinhos de fataça
Cação com ervilhas e rabanetes
Atum