O VALÉRIO EM ALENQUER
É um espaço extremamente agradável com uma boa esplanada e pessoal muito simpático. Preços razoáveis e uma ementa que contempla petiscos e pratos. Ao dia de semana, ao almoço, há um menu por 10 euros com bebida e prato e 12 euros se lhe acrescentarmos sobremesa. Ao sábado há sempre sopa da pedra e ao domingo cozido, na carta.
Fica em Alenquer, que é uma vila extremamente bonita. Um passeio à beira do rio com o mesmo nome é agradável, sobretudo depois da refeição. Nas ruas do centro pode ainda encontrar lojas antigas cheias de charme e boas pastelarias. Da antiga doçaria, faziam parte o arrobe e a maçã de espelho (ver aqui no blog), infelizmente hoje ausentes. Aqui fica o convite para restaurantes como o Valério e pastelarias fazerem bolos e sobremesas com estes ingredientes tão típicos do Oeste. Por exemplo, no caso do Valério, por que não fazer a ótima panacota com arrobe em vez de frutos vermelhos?
Vamos então à comida do Valério, bem-apresentada e sempre com muito sabor. Fica a apresentação feita em fotos e a minha recomendação que visitem Alenquer (a época do presépio está quase aí) e que comam no Valério.
As sopas do Valério são muito saborosas, hoje em dia é difícil encontrá-las tão boas.
Para começar, bom pão e boas azeitonas temperadas.
A alheira com mel e a belíssima batata frita.
Os ovos rotos vêm em duas versões: com alheira e grelos e com bacon. São tão simpáticos que me fizeram o que pedi - ovos rotos com bacon e grelos.
Do reino dos petiscos, não deixe de experimentar as moelas.
Prato do dia: feijoada de choco.
Mousse de chocolate (com um leve sabor a caramelo)
Pana cota com frutos vermelhos
O interior do restaurante
A esplanada
Fecha ao jantar de domingo e à segunda-feira