Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Conversas à Mesa

OVOS BENEDICT PARA TODOS

 

IMG_7324.jpg

 

 

Domingo foi dia de família, de brunch com a minha filha, o meu genro e as minhas duas netas, tudo bons garfos. A pièce de résistance foi ovos Benedict, prato consensual que parece complexo, mas é facílimo de fazer. A origem destes ovos é reclamada por várias partes, mas é consensual que terão nascido em Nova Iorque, nos fins do século XIX. A receita clássica consiste numa base de english muffin (um pão fino e pequeno que nada tem a ver com os muffins/queques norte-americanos), torrada e amanteigada, fatias de bacon estaladiças, um ovo escalfado e o molho que eleva este prato à categoria de alta cozinha, o holandês. No fundo, é o chamado pequeno-almoço inglês ou americano, condensado numa só preparação.  É do outro mundo ver o ovo a babar o amarelo alaranjado da gema que se mistura com o amarelo pintainho do molho holandês. O conjunto envolve o nosso palato em cremosidades inenarráveis e traz para a nossa mesa do pequeno-almoço ou do brunch o charme da cozinha clássica.

Na preparação da hollandaise residia a complexidade dos ovos Benedict, até que encontrei a receita super-rápida e infalível da Martha Stewart, sempre rigorosa e fiável. Em vez de um molho em que as gemas são cozidas e ligadas em banho-maria, fácil de talhar para os menos avisados, tudo é feito em dois golpes de motor num liquidificador (ou no copo da Bimby).  Na receita que hoje vos proponho, o bacon foi substituído pelo salmão fumado e acrescentados espinafres. À falta dos fantásticos english muffins, usei pães pitta pequenos cortados ao meio. O resultado é incrível e será sucesso garantido.  Aqui fica a receita, exaustivamente explicada.

 

IMG_7325.jpg

 

 

 

Para 6 ovos Benedict

 

3 pães pita, cortados ao meio e torrados

Manteiga, para barrar o pão

100 g de salmão selvagem fumado

½ molho de espinafres, arranjado, ou 1 saco grande de folhas de espinafre

1 receita de molho holandês

 

Molho holandês

3 gemas de ovos grandes

1 colher de sopa de água quente

1 colher de sopa de sumo de limão

1 colher de café de sal

Half a cup de manteiga sem sal

 

Deite as gemas, a água quente, o sumo de limão e o sal. Bata até ficar em creme. Junte a manteiga derretida em fio, batendo sempre. Quando tiver incorporado a manteiga, reduza a velocidade do motor. Passados alguns segundos, o molho estará ligado. Se o quiser aquecer, terá de ser em banho-maria. Nunca use o micro-ondas nem um tacho ao lume directo. Veja aqui a receita: https://www.youtube.com/watch?v=cdFF81z356I

 

Quando o molho estiver pronto, torre o pão no grelhador do forno, mas sem o deixar endurecer.

Entretanto, escalfe os ovos. Numa caçarola, coloque três dedos de água e deixe levantar fervura. Reduza o lume, para que a água apenas fervilhe e junte duas colheres de sopa de vinagre de vinho branco. Parta um ovo de cada vez e deite-o numa tigela pequena. Ponha a tigela em contacto com a água e deixe escorregar o ovo para a água. Com uma colher pequena, tente colocar a clara que se espalhou novamente sobre a gema. Junte os seis ovos e deixe cozer durante cerca de 2 a 3 minutos, para que as gemas fiquem moles. Retire com uma escumadeira um a um e deixe-os escorrer sobre 3 camadas de papel de cozinha.

Barre o pão com manteiga e cubra com o salmão. Em seguida, faça montinhos de espinafres e coloque o ovo escalfado e o molho holandês. Sirva de imediato.

 

 

 

 

 

Comentar:

CorretorMais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.