OVOS DE PÁSCOA COLORIDOS COM LEGUMES
Este ano, opte por uma versão original e saudável dos ovos da Páscoa. Ficam verdadeiramente espectaculares. Ninguém vai adivinhar como os conseguiu fazer e quão fáceis são. As suas maravilhosas cores pastel provêm de uma fonte natural, e não envolve encher as crianças de corantes artificiais, uma vez que coloridos através de legumes. Os cor-de-rosa levam beterraba, os amarelos, açafrão e gengibre, os cor de laranja, cenoura e beterraba e os lilases, couve-roxa. A base é uma calda de vinagre e água. Pode servi-los no domingo de Páscoa como entrada, acompanhados com um molho oriental adocicado ou uma maionese perfumada com laranja, para contrabalançar uma agradável acidez que fica no exterior do ovo. Use um vinagre de vinho branco de boa qualidade. A receita é adaptada do site da Epicurious.
Para fazer 12 ovos (3 de cada cor)
12 ovos
1 l de vinagre de vinho branco
1 l de água
8 colheres de chá de sal
8 colheres de chá de açúcar
Cozer os ovos
É conveniente cozer os ovos da melhor forma, para que possam ficar com a gema centrada e ainda cremosa. Siga estas instruções e ficarão perfeitos.
- Num tacho grande, coloque os ovos com cuidado. Cubra-os com água fria até esta ultrapassar em cerca de um dedo a parte de cima dos ovos. Junte sal a gosto.
- Leve a lume médio até a água começar a fervilhar. Reduza o lume para brando e comece a contra 10 minutos. Vá sempre controlando o lume de modo a que os a água não ferva nem deixe de fervilhar.
- Ao fim dos 10 minutos, retire os ovos do lume com uma escumadeira e passe-os para uma tigela com água fria e gelo, para parar a cozedura.
- Descasque-os com muito cuidado, para não os danificar.
Fazer a base do vinagre
- Num tacho grande, deite todos os ingredientes e leve ao lume até começar a ferver e o açúcar e o sal terem dissolvido. Reserve.
Entretanto, prepare os legumes-corante.
Ovos cor-de-rosa
1 beterraba cozida (usei as que se compram já cozidas e aproveitei algum do líquido da embalagem para juntar ao vinagre), cortada em gomos
1 ou 2 chalotas, descascadas e cortada em gomos (pode usar uma cebola pequena)
1 folha de louro
Ovos amarelos
6 rodelas finas de gengibre
1 colher de chá de pimenta preta em grão
1 colher de café de açafrão-da-índia em pó
Ovos cor de laranja
1 cenoura média, descascada e cortada em tirinhas
2 dentes de alho, descascados
1 gomo de beterraba cozida
1 pitada de açafrão-da-índia em pó
Ovos lilases
2 folhas de couve-roxa, cortadas em tirinhas muito finas
1 colher de chá de pimenta da Jamaica em grão
1 + 1 colheres de chá de bicarbonato de sódio
A preparação é muito simples. Precisamos de 4 frascos de conservas com cerca de 5 a 6 dl de capacidade.
Colocam-se os ingredientes de cada cor e 3 ovos em cada um dos frascos e cobre-se com o vinagre que já arrefeceu um pouco, mas ainda está quente. O único um pouco diferente é o lilás. Neste caso, é aconselhável fazer a preparação numa tigela grande. Colocam-se todos os ingredientes e por fim junta-se 1 das colheres de bicarbonato de sódio. Vai aparecer muita espuma e uma cor azulada. Vai-se mexendo sempre enquanto houver espuma. Junta-se a segunda colher de chá de bicarbonato de sódio e repete-se o procedimento. Passa-se então tudo para o frasco.
Deixam-se os frascos abertos para arrefecer. Fecham-se e guardam-se no frigorifico durante no mínimo, 3 horas. De um dia para o outro é o ideal. Ao longo desse tempo agitam-se os frascos duas ou três vezes.