Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Conversas à Mesa

PARABENS MARIA DE LOURDES MODESTO

IMG_1934.jpg

 

Hoje faz 90 anos a Maria de Lourdes Modesto. A grande paladina da cozinha regional e tradicional portuguesa, cuja defesa traduziu num livro que ficará para a história da nossa gastronomia como nenhum outro até hoje.

Generosa, sempre disposta a partilhar o seu saber sem qualquer arrogância, nunca mostrou tiques de prima-dona. Tive a felicidade de muito aprender com ela.

Apesar da sua defesa intransigente da cozinha tradicional, tornou-se a musa dos chefs da nossa cozinha contemporânea, que fizeram do seu livro a bíblia e se inspiraram nas suas receitas para recriarem a tradição. E a Maria de Lourdes teve sempre a generosidade de os apoiar, mesmo quando não concordava com as suas desconstruções, porque achava sempre proveitoso que eles fossem beber à tradição para que esta não se perdesse.

Houve outras mulheres na sua época que também saíram em defesa da cozinha regional e tradicional e que a glosaram em revistas e em magníficos livros. Mas nenhuma conseguiu ser tão completa quanto ela. A Maria de Lourdes tem um incrível poder de comunicação, escreve muito bem num estilo que é reconhecivelmente seu, sempre foi linda de morrer, tem uma enorme tenacidade e, last but not least, conhecimentos valiosos e infindáveis. Esse conjunto é imbatível.

Hoje comemorou o seu aniversário com meia dúzia de amigos dos quais me dá muito prazer fazer parte. Muitas e muitas conversas a duas ainda nos aguardam.

Parabéns Maria de Lourdes Modesto e obrigada.

 

IMG_1945.jpg