Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Conversas à Mesa

PASTÉIS NA MECHA

IMG_9632.JPG

 

 

A nossa matriz árabe leva-nos a gostar imenso de frituras, nomeadamente de pastéis. É certo que por razões de saúde não podemos abusar, mas de vez em quando sabem tão bem! Os de massa tenra são dos meus preferidos, mas esta massa tão característica demora algum tempo a fazer e sobretudo a estender.

 

 

FullSizeRender.jpg

 

 

IMG_9867.JPG

IMG_9868.JPG

 

 

IMG_9629.JPG

 

Há algum tempo descobri no Corte Inglès umas rodelas de massa de empanada já prontas para rechear (sem gorduras hidrogenadas). Vendem-se em dois tamanhos, mas o maior é o mais adequado para replicar os pastéis de massa tenra. Não é a mesma coisa, mas é uma boa aproximação, uma alternativa super-prática.

Costumo fazê-los com um recheio de carne muito simples, mas pode usar apenas legumes estufados. Se tiver carne cozinhada, aproveite-a picando-a. Caso contrário, compre carne no talho e peça para a picarem só uma vez, para que a textura fique tipo carapinha, formando umas bolinhas. Se gostar, peça para picarem junto um pedaço pequeno de chouriço.

 

Recheio para 1 embalagem de 16 rodelas de massa

1 cebola média picada

1 dente de alho picado

2 colheres de sopa de azeite

350 g de carne picada só uma vez

1 colher de sopa rasa de farinha de trigo

1 dl de leite

1 pitada de noz-moscada ralada

óleo para fritar

 

1) Aqueça bem uma frigideira. Em seguida, aqueça o azeite e amacie a cebola e o alho picados. Junte a carne e salteie a carne, mexendo de vez em quando até esta ganhar cor.

2) Junte a farinha e mexa. Adicione o leite e mexa até ficar uniforme e cremoso. Adicione a noz-moscada. Deixe arrefecer.

3) No centro de cada rodela de massa, coloque uma colherada de recheio. Humedeça a borda da rodela e dobre, fazendo pressão para fechar. Com os dentes de um garfo, marque o pastel a toda a roda, para ajudar a selar.

4) Aqueça o óleo a 180ºC. Frite os pastéis por rodadas. Retire-os e seque-os em papel de cozinha.

 

Sirva com salada verde. 

 

 

 

 

Comentar:

CorretorMais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.