PRÉMIOS AHRESP
A AHRESP (Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal) criou um vasto leque de prémios para distinguir marcas, conceitos e personalidades ligados ao negócio e submeteu-os à uma votação online. O número de votantes ultrapassou os 110 000, logo nesta primeira iniciativa. Por outro lado, formou ainda uma Comissão de Honra, presidida pelo Secretário de Estado da Economia, Leonardo Mathias, e pelo presidente da AHRESP, comendador Gonçalves Pereira, e da qual tive a honra de também fazer parte. Esta Comissão ficou responsável pela atribuição de 4 quatro prémios: Personalidade do Ano, Prémio Lá Fora.
Comendador Pereira Gonçalves, presidente da AHRESP, com a apresentadora Cristina Ferreira
Como não há prémios sem festa, teve a AHRESP a feliz iniciativa de promover uma gala, evento que foi muito bem concebido pela Green Media e que teve lugar no Pátio da Galé.
A lista dos premiados encontra-se aqui. Gostaria porem de distinguir alguns, a começar pelo prémio Carreira, muito bem entregue a José Quitério. Esta atribuição não teve apenas a ver com o seu trabalho de crónicas e críticas gastronómicas, mas também, e eu diria sobretudo, com todo o corpo de conhecimentos que nos legou em diversos livros. Neles, José Qutério consegue transmitir-nos uma grande quantidade de informação, mas sobretudo uma informação completamente segura e fiável, já que resulta de trabalho de investigação sério e exaustivo. Na minha opinião, não há obra tão fiável nesta área. A ele voltarei brevemente aqui no blog para falar do seu recente livro.
Comendador Rui Nabeiro, um empresário exemplar
O prémio de Excelência foi para um empresário consensualmente admirado em Portugal: Rui Nabeiro. Por ele nutro grande admiração e carinho.
Teresa Santos, secretária-geral da APTECE recebe o prémio Contributo para Defesa da Gastronomia como Património Nacional
Os meus parabéns também para a APTECE (Associação Portuguesa de Turismo de Culinária e Economia), que apesar de recente tem desenvolvido um trabalho muito meritório em prol das cozinhas regionais.
Cristina de Botton, da Cozinha com Alma, sobe ao palco para receber o prémio Projecto de Solidariedade
Uma palavra também para um dos premiados na categoria Projecto de Solidariedade, cuja vitória causou espanto até a Cristina de Botton, que a dirige. Falo da Cozinha Com Alma, um take away solidário em Cascais.
Parabéns à AHRESP.
O bailado pôs em cena muitas das profissões ligadas à AHRESP
A sala do Pátio da Galé
Ao meio, Paulo Mendonça, vice-presidente da AHRESP, e grande responsável pelo evento. À dta, a sua mãe, Lurdes Santos, uma figura muito querida de Cascais, que dirige o restaurante Beira-Mar