Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Conversas à Mesa

PRÉMOS DA ACADEMIA DE GASTRONOMIA

 

_MG_6431.jpg

Regressaram este ano a Paris os Prémios da Academia de Gastronomia. Neste caso a Internacional, de que fazem parte cerca de 30 academias e clubes gastronómicos de outros tantos países de todo o mundo, nomeadamente a nossa Academia Portuguesa de Gastronomia. O presidente da AIG é até este ano Jean Vitaux. Os directores da Academia portuguesa de gastronomia são Carlos Miguel Fontão de Carvalho e Alberto Laplaine Guimarães, sendo José Bento dos Santos e Rafael Anson co presidentes vitalícios. 

Estes prémios são considerados uma honra que, na categoria Literatura Gastronómica,  já tive o prazer de receber em 2009 com o meu livro Cataplana Experience. Recebi ainda este prémio literário das mãos da Academia Portuguesa de Gastronomia com Portugal o Melhor Peixe do Mundo, em 2013. 

 

Parabéns a todos os premiados deste ano: 

Prémio “Chef de l’Avenir” : Vasco Coelho Santos do Restaurante Euskalduna
O chef Vasco Coelho Santos teve um percurso de carreira invulgar ao abandonar o curso de gestão para se dedicar à gastronomia. Trabalhou em grandes restaurantes nacionais (Olivier Avenida, Tavares Rico, Belcanto) e internacionais, nomeadamente em alguns dos melhores restaurantes do mundo como Mugaritz, Arzak ou El Bulli. De volta a Portugal trabalhou com Pedro Lemos e em Londres com o Chef Nuno Mendes. Em 2016 abriu o seu restaurante Euskalduna no Porto, onde apresenta um espaço muito próprio, reinventando os pratos clássicos da cozinha portuguesa aos quais traz uma composição cuidada e equilibrada e excelente sabor.

Prémio “Sommelier” : Elisabete Fernandes do Restaurante Yeatman
É licenciada em microbiologia (Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica) e uma pós-graduação em enologia. Depois de trabalhar em microbiologia em vários setores importantes, a paixão pelo vinho cresceu e juntou-se, a partir de 2010, à equipa do restaurante Yeatman responsável pela gestão de uma das maiores adegas portuguesas do mundo. Com Certificado do Cour des Maîtres Sommeliers, passou em 2016 a Chef Sommelier e depois foi nomeada Diretora de Vinhos do The Yeatman.

Prémio “Literatura Gastronómica”: Virgílio Gomes “À Portuguesa”: Receitas em livros estrangeiros até 1900
Com uma vida dedicada à gastronomia, Virgílio Gomes já publicou vários livros gastronómicos, todos de grande interesse e sucesso. A sua última edição, o livro cujo feliz título é "À Portuguesa", representa uma extraordinária coleção de receitas em livros estrangeiros até o início do século 20, em que a palavra mencionada é "Português". Esta obra enriquece o património literário gastronómico do nosso país, e permite a Historiadores, Cozinheiros, Gastronónomos e Gourmets, perceber mais importância do que a influência da cozinha portuguesa no mundo.

Prémio “ Chef de Pastelaria” : Américo Santos do Restaurante Belcanto
O chef pasteleiro Américo dos Santos concluiu o curso de cozinha e pastelaria em Junho de 2006 na Escola Superior de Turismo de Santa Maria da Feira. passou por vários restaurantes onde foi responsável pelo departamento de pastelaria e em 2013 integrou a equipa do Belcanto onde é atualmente Chef Pasteleiro. A sua criatividade, aliada a uma sensibilidade e técnica irrepreensíveis, permitiram-lhe criar sucessivamente sobremesas inovadoras, com grande feedback técnico e saboroso, muito apreciadas pelos entusiastas da restauração, e saudadas por gourmets como Rafael Anson, Jacques Mallard ou Michel Bettanne.

Prémio “Multimedia” , (Melhor programa de televisão) : “ComTradição” , de Henrique Sá Pessoa
Transmissão do canal 24Kitchen. Na nova temporada de COMTRADIÇÃO, Henrique Sá Pessoa reinterpreta a cozinha tradicional portuguesa numa viagem às raízes da cozinha nacional, onde pretende atualizar receitas e trazer para os dias de hoje a tradicional confort food. Henrique Sá Pessoa fez curso de culinária no Instituto de Artes Culinárias da Pensilvânia, na cidade de Pittsburgh, Estados Unidos, entre 1996 e 1997. A sua carreira profissional começou em Londres, no prestigiado Park Lane Hotel, em Piccadilly, onde permaneceu até o final de 1999. Em seguida, voou para a Austrália, onde trabalhou no Sheraton on the Park, em Sydney, depois de servir em várias seções da cozinha do hotel. Regressou a Portugal em 2002, tendo passado pelo Lapa Palace, Restaurante Cirpiani, Restaurante Xarope em Cascais, La Villa na praia do Tamariz, Bairro Alto Hotel e Restaurante Flores. Em 2005, ganhou o concurso Chef do Ano, o mais prestigiado da cozinha portuguesa. Até 2008, foi responsável pela cozinha do restaurante Panorama, no Sheraton Lisboa Spa and Hotel. A partir daí passou para a televisão com programas como "Entre Pratos" e "Ingrediente Secreto". O chef tem atualmente duas estrelas Michelin com o seu Restaurante Alma.

A entrega dos Diplomas respetivos decorrerá , muito provavelmente, durante a Assembleia Geral da Academia Internacional que se deslocará ao Porto e ao Douro e que terá lugar no Jantar de Gala que encerrará a cerimónia.

 

Na foto, da esq. para a dta: Miguel Fontão de Carvalho, Rafael Ansón e José Bento dos Santos.