PRIMAVERA NO INTEMPORAL
Chama-se Intemporal porque não segue modas, apenas nos transmite a forma de pensar a cozinha do Miguel Laffan. É Intemporal porque tem uma decoração original, mas que não cansa, em tons beiges como se o restaurante fosse uma faixa de areia adjacente ao mar que entra pelo janelão com mais de 5 metros. Estamos junto aos barcos de pescadores, se esticarmos a mão tocamos no Bugio e o cabo Espichel quase nos entra pela janela. Não admira que esta paisagem influencie a predominância do mar na ementa do Intemporal.
Ver curta entrevista com Miguel Laffan no meu canal de You Tube
https://youtu.be/qcLM4NUAGE0?si=mXm3s7lClvvMHiaq
https://youtu.be/qcLM4NUAGE0 - ver videocom entrevista no meu canal de You Tube
São apenas 14 a 16 pessoas que podem almoçar ou jantar neste espaço e usufruir do menu de degustação de doze momentos, todos denominados com terminologia ligada ao tempo.
A abrir, as clássicas amêndoas do L'And
PRELÚDIO
Ovos Rotos, Barriga de Atum, Batata Crocante e Gema
Laffan começa a refeição com uma nota tranquilizadora: a familiar batata com o sabor e a cremosidade vindas da barriga de atum, num terra e mar em que a batata nos conforta com os seus tons de terra e o atum nos desafia e nos remete para o mar. Vai ser assim na maioria dos pratos: o que nos é familiar e o que nos desafia lado a lado.
A Sopa da Praia Velha (a praia de Paço de Arcos, onde se concentravam os pescadores), é uma janela que deixa entrar o mar de jorro com peixe, marisco e alga kombu, coroada pela espuma marinha.
O terceiro prelúdio traz-nos a influência do Extremo Oriente que caracteriza a cozinha de Laffan. É a Gyoza de Lagostim, Caril Tailandês e Torresmo de Galinha, sempre na dualidade de que falamos acima, terra e mar.
VINHO Branco reserva de 2021 - LV LOBO DE VASCONCELOS (uvas do Alentejo, da Perescuma e de Zambujal do Conde)
A PASSAGEM
Dois momentos, o Bolinho a Vapor com o sabor familiar do bacalhau que é mais terra que mar, o Aioli de pimento de la Vera e a enguia fumada.
É um dos meus favoritos, o Malandrinho, com arroz de Alcácer do Sal, Carabineiro e Alga Codium. Um sabor de intensidade memorável no formato de uma panqueca, tendo o arroz uma cremosidade extraordinária. Era com esta textura que eu queria todos os meus malandrinhos…É preciso ter muita mão e muita técnica para conseguir um prato destes.
E depois vem o momento da PERMANÊNCIA
E o que permanece mais no nosso coração do que este pão de massa mãe fumado em alecrim? Com uma manteiga de butarga feita com ovas de tainha salgadas e secas e com azeite de Trás-os-Montes. O pão é intenso mas leve, cheio de sabor, a casar na perfeição com a manteiga cheia de umami.
E chega a altura de nós demorarmos mais nos quatro pratos seguintes, A DEMORA. Não sei como o Miguel consegue fazer isto, mas a lula, o goraz e o cordeiro sabem a si próprios mesmo quando rodeados de sabores que os complementam, como as especiarias indianas ou mediterrâneas. É isto que torna a sua cozinha intemporal e única.
A Lula com sabores do tandoori no molho, mas a manter a sua integridade cefalopódica e um travo a hortelã.
Segue-se o Goraz, peixe extraordinaire, caldeirada, gamba da costa e berbigão. Cada vez gosto mais de berbigão, e este era de grande tamanho.
Lula e Goraz - Vinho branco Alto do JOA, vinhas velhas de Trás-os-Montes.
https://casadojoa.com/vinhos/alto-do-joa/
Em seguida vem o prato exemplo do que eu sempre apreciei na cozinha de Laffan (ainda me lembro do encanto que tive com a primeira refeição que fiz no L’And), a saber a forma extraordinária com que o chef trata o reino vegetal: Espargos, de seu nome, incluir os ditos verdes vindos do norte, presunto, cogumelos mobiles e béarnaise de estragão. Os legumes estão em quase todos os pratos do intemporal, sobretudo nesta ementa de Primavera, com sabores e texturas extraodinários.
Vinho SEM VERGONHA Susana Esteban 2021 Alentejo, 100% Castelão estagiado em inox. O meu favorito da refeição. Um tinto diferente e muito versátil.
Para rematar, um prato de carne, o Cordeiro de Leite com Legumes Primavera, Ervilhas-lágrima e Especiarias. Textura magnifica, de cortar à colher, sabor perfeito.
Vinho Quinta do Vallado Touriga Nacional 2021
https://www.quintadovallado.com/pt/vinhos/vinhos/Touriga-Nacional/71/
A fechar, a ETERNIDADE, os sabores que levamos para casa: as duas sobremesas: MORANGOS (gengibre fermentado, limão e rosas - que não sabem á gaveta da minha avó) e ANANÁS DOS AÇORES, Lima e Vinho de Carcavelos, e as MIGNARDISES.
Vinho Villa Oeiras Carcavelos
https://www.villaoeiras.com/PT/vinho-generoso-de-carcavelos-branco
Uma experiência deliciosa a valer bem mais do que o preço do menu, 120 euros. A 21 de junho começará o menu de Verão, na sua alternância com as estações do ano. Estou curiosa por seguir a trajetória do Intemporal nas mãos do Miguel Laffan.
Com o sommelier, Luís Feiteirinha, responsável por uma bela harmonização de vinhos e refeição.
INTEMPORAL de MIGUEL LAFFAN
Telefone: 968 432 288
Fecha aos domingos e segundas-feiras