Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Conversas à Mesa

RESOLUÇÃO PARA 2020

9e3ba315-670e-474a-acd2-f092e45b9d49.JPG

 

Uma das minhas 3 resoluções para 2020 consiste em dizer não à água engarrafada em plástico, que se tem vindo a tornar uma tragédia para o ambiente.

A água é a origem da vida e um bem preciosos que hoje sabemos não ser ilimitado. A agricultura consome cerca de 70% da água doce existente na Terra, estando o algodão e o abacate entre os produtos mais sedentos. Parece inacreditável, mas o algodão necessário para fazer uma simples t-shirt precisou de ser regado com 2500 litros de água!  Temos de poupar água, mas a minha resolução para o ano de 2020 tem a ver com o plástico daquelas garrafinhas que estamos constantemente a comprar e que passados uns minutos, a água bebida, deitamos fora, muitas vezes sem pensar que levará entre 450 e 1000 anos a biodegradar-se. É assustador.

Quando deitamos o plástico num ecoponto, a nossa consciência fica aliviada. Desculpem os menos avisados por lhes retirar esse bem-estar, mas a maior parte do plástico que diligentemente separamos e deitamos nos ecopontos nem sequer é reciclável, sendo enviado para países que o aceitam, como já foi o caso da China e hoje é o da Malásia.

Na viragem do ano, fiz uma promessa tão simples de cumprir: nunca mais beber água engarrafada em países de cujas torneiras ela jorra sã e escorreita. Com esse objectivo bem enraizado na minha mente, bebo água da torneira em casa e nos restaurantes não tenho qualquer pejo em pedir um copo de água da torneira. É bom para o ambiente e até para as nossas bolsas e completamente saudável.

O que acha de me acompanhar nesta resolução de Ano Novo? Diga-me se ficou convencido.

 

 

 

Comentar:

CorretorMais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.