Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Conversas à Mesa

S. MIGUEL DE CONSERVA EM AZEITE

IMG_6947.jpg

 

 

Aprendi na minha última viagem aos Açores a fazer este queijo com o Cláudio Pontes,  por quem tenho grande admiração, actualmente a trabalhar como chef executivo do restaurante Azor. Cláudio, grande estudioso e utilizador dos produtos açoreanos, introduziu este queijo de S. Miguel de conserva em azeite com ervas aromáticas e azeitonas no couvert do restaurante À Terra, sem dúvida o melhor local para comer em Ponta Delgada. Explicou-me como o fazia e eu tentei replicar em casa.

Aqui vai o resultado em fotos e o modo como reproduzi as indicações do Cláudio Pontes com o meu obrigada. 

 

COMO FAZER

Em primeiro lugar, comprei uma boa fatia de queijo de S. Miguel no Rei dos Queijos, no mercado da Graça, em Ponta Delgada. 

Chegada a casa, fui à procura de azeitonas e optei por umas Kalamata, de cor arroxeada e sabor ácido, que costumam ser curadas em salmoura, com azeite e limão. Eram as que tinha em casa, mas pode usar portuguesas, talvez umas galegas. Como azeite, preferi um suave, o da serra de S. Mamede, mas pode usar outro alentejano ou um ribatejano. Comecei por colocar o azeite, enchendo o frasco até meio. em seguida, temperei o azeite com tomilho e alecrim secos. Embora na foto apareçam ervas frescas é por serem mais bonitas, porque é essencial usar ervas secas. Qualquer traço de humidade pode ser prejudicial para a saúde. Comecei por deitar as azeitonas e, seguidamente, as ervas e o queijo. De preferência, e se conseguir resistir, deixe ficar uma semana. Coma à guloso ou com pão. À guloso, é irresistível. 

 

 

IMG_6949.jpg

IMG_6950.jpg

IMG_6954.jpg

 

3 comentários

Comentar post