Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Conversas à Mesa

SILLY SEASON: «ESTÁ TUDO BEM?»

IMG_8880.jpg

 

Estamos na Silly Season que, cá para as nossas bandas em que pouco acontece de original, dura praticamente o ano todo, tirando os anos de futebol em que conseguimos durar quase tanto quanto as pilhas do Lidl, e tirando, claro, o ano em que fomos campeões da Europa.

O blog arrasta-se um bocado e acho que não apetece a ninguém ler coisas pesadas, sobre comidas sérias. Por isso hoje aqui vai uma reflexão muito leve sobre algumas coisas que me irritam ou fazem rir na sala dos restaurantes, conforme o meu estado de humor.

Uma delas é o constante perguntarejar do empregado de sala acerca da bondade do prato que acabou de servir. Ele não é já somente nas casas mais renomadas. Ele é em todo o lado. Trazem-nos uma salada numa tasca e não levam o prato vazio sem perguntar «Estava bom?»

Fui há um tempo (faz um ano exactamente) a um restaurante no Algarve (já fechou, cruzes canhoto) onde num menu de degustação todos os pratos voltaram para trás cheios, faltando-lhes apenas a garfada da prova. Pois ainda assim, o empregado de mesa não falhou um «Gostou?» ou «Estava do seu agrado?», aos quais eu respondia polidamente com um meio sorriso amarelo, do qual nenhum som saía. Ele não desistiu até ao fim e eu consegui manter-me firme, sem lhe dizer «Não seria melhor perguntar por que razão não comi?»

Se o cliente comeu tudo, não há lugar a perguntar nada, não o macem. Se o cliente não comeu, então preocupem-se e tentem perceber a razão.

Não podia vir mais a propósito este cartoon de The New Yorker, que acho perfeitamente adorável. A legenda diz: «É o empregado do restaurante onde comemos hoje. Ele quer saber se tudo continua bem.»

Gostaram deste post ?..... 

 

 

 

 

Comentar:

CorretorMais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.