Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Conversas à Mesa

SOLAR BRAGANÇANO NO TIVOLI

137-1042.JPG

 

 

 

Até ao dia 8 de Fevereiro, almoçar ou jantar no restaurante Terraço do Tivoli será como ir ao Solar Bragançano, só que sem as quase 5 horas de caminho. Na cozinha, está a Ana Maria, de cujas mãos saem há quase trinta anos a canja de pombo torcaz, o creme de castanhas, as perdizes no seu ninho com esparregado de nabiças, o javali com cuscos de repolgas, a truta com presunto de bísaro, as bolinhas de butelo e casulas, o bacalhau com batata transmontana, a abóbora dourada (magnífica sobremesa, com a moganga a apresentar os seus fios dourados) ou o pudim abade de Baçal. Claro que não falta também a posta e o naco de vitela mirandesa, uma carne magnífica que muitos lisboetas nunca provaram.

 

 

019-AntónioDesidério&AnaMaria_SolarBragançano.jO casal Ana Maria e Desidério

 

 

001-Bolinhos de Casulas_SolarBragançano.jpg

 

Enchidos e bolinhas de casulas 

117-1042.JPG

Creme de castanhas

 

 

 

 

 

 

 

119-1042.JPG

Truta com presunto de bísaro 

 

 

 

De Trás-os-Montes vieram os nossos parceiros, com praticamente todos os produtos a utilizar neste evento. Além do duriense MAPA, os vinhos servidos com a refeição são os Valle Pradinhos (Macedo de Cavaleiros) e da Quinta do Escairo (Vinhais). Em matéria de enchidos, está muito bem representada a zona de Vinhais. Sede da associação dos criadores do porco bísaro e da Confraria Gastronómica do bísaro e dos enchidos, Vinhais tem vindo a criar todas as condições para o desenvolvimento deste porco que estava praticamente extinto, e para que não se perca o saber fazer da salsicharia, dando as melhores condições aos produtores artesanais. Carla Alves, presidente e grão-mestre respectivamente da associação e da confraria, tem sido a grande responsável por esse excelente trabalho. Essas razões aliadas à extrema qualidade dos produtos, levou-nos a escolher os enchidos da região de Vinhais para todas as confecções do Solar, aos quais se juntou o já muito prestigiado presunto de bísaro da Bísaro, uma empresa que está no top das nossas exportações. Os avios da salsicharia assim como o pão (todo ele vindo da aldeia de Coropos, no concelho de Vinhais), os cuscos, os queijos (Terrincho velho e queijo de cabra) e diversos produtos são escolhidos a dedo por Luís Portugal (que se destacou no concurso Masterchef) que conhece os produtores da região como os dedos da sua mão.

 

 

125-1042.JPG

 

027-1042.jpg

 

No evento do lançamento do Solar Bragançano, com o Alberto Fernandes, da Bísaro e um presunto de bísaro de grande qualidade.

 

 

049-1042.jpg

 Azeites da Origem Transmontana, de Luís Portugal

 

De Vila Real veio uma embaixada doceira, a da Casa Lapão, que herdou receituário do Convento de Santa Clara da terra e o tem vindo a perpetuar. Quem beber o café no fim da refeição provará uma crista, um pastel de fina massa de banha com recheio de ovos.

 

 

107-1042.JPG

 

108-1042.JPG

 O Pudim, as cristas e os pastéis de Santa Clara da Casa Lapão. Ao fundo, a abóbora dourada, do Solar Bragançano.

 

 

Se juntar a todas estas razões uma vista única das Colinas de Lisboa, não vai deixar de almoçar ou jantar no Tivoli. Aconselha-se reserva (+ 351 213 198 934).