Tombalobos vigoroso
O Tomba Lobos é um restaurante com pretensões, sim, mas despretensioso. Pretensões de José Júlio Vintém a servir comida genuína e que nos saiba bem. A energia dos produtos locais transporta-se para os pratos e explica-se com toda a clareza, tornando tudo facilmente identificável. É uma casa que merece a deslocação propositada de Lisboa. Fica agora situada logo numa das saídas de Portalegre, numa casa dotada de uma esplanada quintaleira na frente. No interior, duas salas. A primeira, na entrada, possui apenas uma mesa comprida com bancos corridos e o bar, por trás do qual se avista a cozinha. A sala principal é quase monacal, mas muito acolhedora com os seus tons claros.
Voltei ao Tomba Lombos a semana que passou com três convidados. Tiveram a gentileza de nos receber quase às 3 horas, sempre com a mesma gentileza.
Aqui ficam as comidas. Nas minhas preferências ficaram as Pétalas de bacalhau com ananás e a focinheira de porco. As bochechas estavam de textura finíssima e as já clássicas favas com morangos sempre fabulosas. Desta vez falhei um dos meus pratos preferidos (os pezinhos de porco panados), mas infelizmente as coisas têm limites…
Fico já a pensar na próxima.