TROPICALÍSSIMO DE MARACUJÁ E COCO
Têm um dos meus aromas favoritos. Quando estou a cortá-los ao meio sinto-me transportada para os dois mundos da minha infância e juventude: África e Brasil. Têm um sabor estranhamente familiar que os mantém para sempre na categoria de exóticos na minha organização mental. A beleza das suas diversas cores encanta-me. Por fora, o roxo acastanhado e, quando se abrem uma profusão rosa e laranja, semeada de preto.
Ontem uma boa amiga deu-me uma remessa de maracujás (claro que só podia estar a falar deles), os últimos desta colheita de um grande trepadeira que cresce no seu quintal. Não quis esperar nem mais um dia e resolvi usar um parte deles na receita que hoje partilho convosco. Retirei-a do site australiano TASTE.COM.AU. A única alteração que lhe fiz foi usar o dobro dos maracujás e acho que resultou. É uma espécie de cruzamento tropicalíssimo entre um bolo, um pudim e um soufflé e reúne dois dos meus frutos favoritos, o maracujá e o coco. Não tem qualquer dificuldade, é só seguir as instruções. Embora estas não mandassem bater o bolo na batedeira, eu usei-a. modifiquei também alguns detalhes da cozedura.
A mistura de leite, sumo de limão e maracujá na caçarola
a
O pyrex com a massa de bolo
Com o açúcar e a maisena
Com o molho de maracujá e limão, pronto para o forno
Para o bolo
1 chávena de farinha para bolos com fermento
½ chávena de açúcar (pode reduzir-se um pouco esta porção)
½ chávena de coco ralado (ou 2/3 de chávena, se quiser acentuar o sabor do coco)
1 ovo XL
80 g de manteiga amolecida e fria
icing sugar para enfeitar
PARA O MOLHO DE MARACUJÁ
½ chávena de açúcar (ou um pouco menos)
3 colheres de chá cheias de maisena
½ chávena de leite
sumo de 2 limões pequenos
polpa de 6 maracujás grandes ou 8 médios, com as sementes
Pré-aqueça o forno a 180º. Unte um pyrex, ou um tabuleiro em loiça, com 19 cm x 25 cm x 5 cm.
Peneire a farinha para a batedeira e junte o resto dos ingredientes. Bata em velocidade baixa durante 2 ou 3 minutos. Deite no pyrex e alise a superfície com uma espátula.
Numa tigela pequena, misture o açúcar com a maizena e deite sobre o bolo cru, fazendo uma camada homogénea.
Faça o molho. Numa caçarola pequena, misture o leite com o sumo de limao (vai talhar, não se preocupe). Leve ao lume até levantar fervura. Retire do lume e junte a polpa de maracujá. Em seguida, despeje esta mistura sobre o bolo, amortecendo com as costas de uma colher metálica grande..
Leve ao forno durante 50 minutos. A meio da cozedura, reduza o lume para 170º. Ao fim de 40 minutos, verifique com um palito: a massa deve ficar ligeiramente húmida.
Deixe arrefecer um pouco e polvilhe com o icing sugar. Sirva morno, com o molho que se formou no fundo do pyrex.