Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Conversas à Mesa

UMA JÓIA NO ESTORIL

IMG_5336.JPG

 

 

Chama-se Tapearia, mas o nome é redutor. Além de se poder tapear, há também petiscos e pratos principais. Fica situado ao lado do mercado do vale de santa Rita, entre o Alto Estoril e S. João e é propriedade da Teresa e do José Cruz, ele na sala, ele na cozinha. É bonito, arejado e confortável, com as mesas bastante separadas, o que não costuma ser apanágio de muitos restaurantes deste tipo.

Pode comer-se em conta, por exemplo, se duas pessoas partilharem duas ou três entradas e um prato principal e ainda comerem sobremesa a conta pode rondar os 15 euros, com cerveja.

 

 

IMG_5332.JPG

 

 

 

 

IMG_8321.jpg

 Entrecosto de porco

 

IMG_6640.JPG

 Salada de frango, parmesão e maçã

 

 

 

 

 

 

Já lá comi diversas vezes e aqui vos deixo várias sugestões de que gostei. O facto de a maioria dos pratos principais serem cozinhados no vácuo é uma mais-valia nesta casa, já que os temperos equilibrados se entranham nas carnes e nos peixes. Quem queira pode comprar as embalagens de vácuo dos pratos principais e levar para casa (aquecer no forno é o mais aconselhado quando se pretende corar). Neste restaurante tive duas grandes e boas surpresas: primeiro, a criatividade das tapas e dos petiscos, muito diferentes da chapa 1 com que nos confrontamos diariamente. Por exemplo, a Triologia de tapas e imperial traz-nos sempre exemplares criativos e custa 5 euros. No meu dia, consistiam em sardinha com pimento, foie mi-cuit e alheira com ovo de codorniz. Todos saborosos. Os gambas panadas com sweet chilli são sempre de pedir, mas também há um ovo a baixa temperatura com espargos verdes que lhes faz sombra.

 

IMG_8315.jpgTriologia 

 

 

IMG_8316.jpg

Bolinhas de alheira

 

 

IMG_8317.jpg

 Gambas com sweet chili

 

 

IMG_5334.JPG

Ovo a baixa temperatura  

 

 

Se estiver com desejos de saladas, a de frango com parmesão e maçã é uma boa e farta opção que já experimentei. Como pratos principais, os meus preferidos são o entrecosto e as bochechas de vaca, mas o de porco também é muito bem temperado. Os acompanhamentos são à parte e o preço varia entre 1,5 € (batata frita ou assada) e os 2,5€ (legumes assados ou esparregado). A batata frita é feita de raiz e traz um pouco de casca, que lhe dá um sabor mais intenso.

Deixe um bocadinho livre para o bolo de bolacha desconstruído (peça que o sirvam bem frio), é um tratado. A mousse de chocolate é fina e feita a preceito. Gostei menos da panna cotta com limão, mas não sou grande apreciadora do género.

 

 

IMG_8324.jpg

Bolo de bolacha desconstruído e panna cotta de limão 

 

 

IMG_6643.JPG

 Mousse de chocolate

 

O serviço é rápido e simpático.

Termino como comecei: chamar tapearia a este restaurante de carta tão variada é redutor. Há hoje o hábito de chamar tapas aos petiscos. Tapear é exactamente o mesmo que petiscar, pode ser um croquete, um prato de presunto ou uns ovos mexidos, algo com que se acompanha uma bebida, do género dos nossos tremoços, mas mais janota. Tapa vem de tapar, porque essas comiditas eram guardadas no balcão, à vista do cliente, e tapadas para protecção. Nós gostamos de servir os nossos petiscos com o pão à parte, e este hábito é bem mais saboroso. Quando os espanhóis servem as suas tapas em cima de fatias de pão, chamam-lhes montaditos. Vamos lá puxar pela cozinha portuguesa: tapas é espanhol, petiscos é português.

 

 

 

IMG_8314.jpg

Os pratos embalados e cozinhados em vácuo para levar para casa.

 

 

 

Tapearia 

Largo Amália Rodrigues Loja 3

2765-281 São João Do Estoril

Tel: 21 581 4546

https://www.facebook.com/Tapearia/