V DE VERÃO E DE VERMELHO
Quando penso em Verão, é o tomate que me vem à ideia. Esse fruto de todas as cores é extremamente versátil na cozinha. Cru ou cozinhado, transmite-nos toda a frescura e doçura de um dia de calor. Inspirei-me numa tarte que vi na revista Bon Apétit e repliquei a receita com o que tinha à mão. O essencial é mesmo o tomate, de preferência aquele que cresce ao sol na sua época. Se está de férias, a receita que aqui partilho consigo é ideal para comer à sombra, de um toldo da praia ou de um recanto da varanda ou do jardim. Se ainda está a trabalhar, pode alegrar a sua noite com as suas magníficas e contrastantes cores, o vermelho e o verde. Facílima de fazer, só tem um passo mais trabalhoso, mas que não pode saltar: é a parte de escorrer bem o tomate, para que este não ensope a massa base da tarte. Feita esta parte, o resto é uma brisa.
Para uma tarte com cerca de 30 cm de diâmetro:
Uma base de massa quebrada, feita em casa ou de compra
3 tomates grandes maduros (chucha, coração de boi ou outro)
Uma mão-cheia de coentros grosseiramente picados (reserve alguns para enfeitar a tarte quando sair do forno)
300 g de queijo ralado (Ilha ou emmental ou uma mistura de vários, a seu gosto)
Um fio de azeite
Corte o tomate em gomos ou rodelas e retire-lhes a parte gelatinosa das sementes. Coloque o tomate num passador grande e deixe escorrer a água durante cerca de 10 minutos.
Num tabuleiro de forno, coloque um papel vegetal e um círculo de massa com cerca de 30 cm (a medida das massas pré-preparadas).
Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Espalhe dois terços do queijo ralado sobre toda a massa. Reserve o outro terço.
Enxugue bem o tomate em papel de cozinha, de forma a retirar-lhe o máximo de humidade. Espalhe os gomos, ou as rodelas de tomate, começando no lado exterior do queijo, mas deixando uma borda de 2 cm livre.
Faça uma dobra a toda a volta da massa, de forma a tapar a borda que deixou livre e uma ponta do tomate. Continue a cobrir o queijo com o tomate, fazendo duas ou três camadas.
Remate com dois terços dos coentros picados e com o terço do queijo que reservou.
Leve ao forno durante cerca de 45 minutos, mas vá sempre vigiando para não deixar queimar a massa. Se necessário, baixe um pouco a temperatura do forno.
Quando a massa estiver cozida, retire do forno. Regue com um fio de azeite e enfeite com resto dos coentros. Se gostar, acompanha com uma salada de alface.