VOLTA SEMPRE, RODRIGO
O Leopoldo, ex Sociedade e actual Café Garrett, está a promover uma série de jantares com cozinheiros de mão-cheia de todo o país e a trazer a felicidade a quem não tem ocasião de os visitar nos seus locais de origem. Dia 31 de Janeiro é a vez de José Júlio Vintém, jantar que vos recomendo vivamente que reservem desde já (211 933 532). O anterior foi com o Rodrigo Castelo, da Taberna Ó Balcão, Santarém. É desse que lhes vou falar agora.
O Leopoldo, Café Garrett
O Rodrigo, Taberna Ó Balcão
A primeira vez que comi pela mão do Rodrigo fiquei tão encantada que não descansei enquanto não o trouxe a Lisboa, ao Portugal de Norte a Sul, no Tivoli. Foram dez dias de mesa farta e gostosa. O meu encanto com o Rodrigo Castelo não só permanece como também se vai tornando cada vez mais complexo.
Porque ele não se limita a maximizar o sabor de tudo o que traz à mesa, seja o prato tradicional, renovado ou novo, e a estudar os produtos que o rodeiam. Ele tornou-se um mestre na exploração das texturas. E quando um cozinheiro como o Rodrigo se distingue por estas duas facetas ninguém escapa ao seu encanto.
O evento do café Garrett foi uma lição de sabores e texturas na cozinha portuguesa e das boas práticas na renovação dos pratos tradicionais. Um bom exemplo foi o bode capado que depoius cozinhado horas a fio, fica com um sabor e uma textura que põe os tradicionais pratos de cabra num chinelo.
Gostei da irreverência dos pastéis de massa tenra recheados com uma jardineira de caracoletas e das finas fatias de moreia fritas desagoniadas com um escabeche de ovas de lampreia, reunindo o sável frito com o torresmo. A sopa de peixe do rio com ovas de barbo estava extraordinária como sempre. O prato “Cornos e tentáculo” foi uma das boas combinações de mar e terra que já provei, o toiro e a lula respeitando-se mutuamente.
Rodrigo, volta sempre a Lisboa para nos dar estas alegrias.
Obrigada ao Leopoldo e ao Café Garrett, de quem vos irei falar muito em breve.
Aqui ficam os pratos do evento, um a um.
À MÃO, À MÃO, À MÃO
Pastéis de massa tenra com jardineira de caracoletas - glosando os pastéis do Café Garrett
Croquetes de rabo de boi com mostarda
Moreia com ovas de lampreia
RIO E MAR (fataça e atum marinados)
Peixe do rio e ovas de barbo
Bacalhau, grão e saramagos (da família das crucíferas, silvestres)
Cornos e tentáculos (vazia de toiro e lulas)
... (Bode velho capado com puré de túberas)
Feijão cabra(sob a forma de queijo) e javali
O Celeste a a Joana (celeste do Ribatejo, Joana, da família do Leopoldo)